Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaedo, Zenaide Geraldi de Almeida
dc.date.accessioned2020-11-24T19:14:03Z-
dc.date.available2020-11-24T19:14:03Z-
dc.date.issued2014-03-15
dc.identifier.citationFAEDO, Zenaide Geraldi de Almeida. Modelagem matemática: estratégia de ensino na aprendizagem de fração. Estudo de caso: beneficiários do programa bolsa família. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21813-
dc.description.abstractThat research was - themed mathematical modeling in the teaching and learning process and to encourage mathematical knowledge from real situations. The main objective of the research is to make the intervention of the concept of fraction by income students intended beneficiaries of the Bolsa Família Program. The methodology adopted is in a search field consists of some steps that guided exchanges valid for student learning experiences. In this context, this research is to support the theme: " Mathematical Modeling : A teaching strategy in learning fraction ". Case Study: Recipients of Bolsa Família Program. The target audience for this research are students of 4th B beneficiaries of the Bolsa Família Program, assisted the Town Alphonsus School Germaine Miller, located in the City of Centenário Quarto, Paraná. The research is based on the concepts of mathematical modeling as a methodological strategy in teaching mathematics, in the advent of family allowance in education and Bolsa Família and its conditionalities . Then presents the pedagogical intervention associated with the topic Bolsa Família .The springboard for mathematical modeling and abstraction of the content fraction, left per capita income equivalent to R$35.00. Meanwhile, the application of mathematical modeling as an alternative, objective methodology to investigate and solve everyday problems, since most students are unaware of the use and applicability in real situations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEstudantes - Programas de assistênciapt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectStudent assistance programspt_BR
dc.titleModelagem matemática: estratégia de ensino na aprendizagem de fração.estudo de caso: beneficiários do programa bolsa famíliapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA referida-pesquisa teve como temática a modelagem matemática num processo de ensino aprendizagem, visando favorecer os conhecimentos matemáticos a partir de situações reais. O objetivo principal da pesquisa é fazer a intervenção do conceito de fração, através da renda destinada aos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família. A metodologia adotada trata-se de uma pesquisa de campo constituída por algumas etapas que nortearam trocas de experiências válidas para o aprendizado do aluno. Nesse contexto, esta pesquisa tem como apoio o tema: “Modelagem Matemática: Uma estratégia de ensino na aprendizagem de fração”. Estudo de caso: Beneficiários do Programa Bolsa Família. O público alvo dessa pesquisa são alunos do 4º B beneficiários do Programa Bolsa Família, assistidos na escola Municipal Germana Afonso Moleiro, situada no Município de Quarto Centenário, Paraná. A pesquisa é fundamentada nos conceitos da modelagem matemática como estratégia metodológica no ensino da matemática, no advento do Bolsa família na educação e o Programa Bolsa Família e suas condicionalidades. Em seguida apresenta a intervenção pedagógica associada ao tema Bolsa Família. A mola propulsora para a modelação matemática e abstração do conteúdo fração, partiu da renda per capita que equivale a R$35,00. Nesse ínterim, a aplicação da modelagem matemática como metodologia alternativa, objetiva investigar e resolver problemas do cotidiano, visto que a maioria dos alunos desconhece o uso e sua aplicabilidade em situações reais.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Rodrigo Ruschel
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_106.pdf290,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.