Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21812
Título: | Como a prática da conscientização do meio ambiente é importante no processo da educação infantil |
Autor(es): | Holek, Michelly Thalita |
Orientador(es): | Kavanagh, Edward |
Palavras-chave: | Educação de crianças Educação ambiental Conscientização Early childhood education Environmental education Awareness |
Data do documento: | 8-Mar-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | HOLEK, Michelly Thalita. Como a prática da conscientização do meio ambiente é importante na educação infantil. 2014. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | O presente artigo tem por intuito de pensar e discutir a importância da prática de sustentabilidade, ecologia e educação ambiental na educação infantil, através do desenvolvimento de temáticas apresentadas por escritores, baseando-se em estudos sobre a cognição infantil articulado em pesquisas relacionadas a educação e ciência, além de abordar um pouco da didática para crianças de 1 a 4 anos de idade, afinal, a Educação Infantil é a primeira etapa da educação escolar e por isso da importância de se trabalhar a conscientização desde cedo para que eles cresçam com uma responsabilidade ambiental. Desta forma, através de opções de como se trabalhar a ciência com as crianças de educação infantil, dentre estes a interação como o meio ambiente, organização de espaços, das aulas experimentais, observou-se que estas atividades são importantes para o crescimento dos alunos e enfatizam a conscientização destes quanto a preservação ambiental. |
Abstract: | This article meant to think and to discuss about the importance of practicing sustainability, ecology and environmental education in early childhood education, through the development of themes presented by researches, based on studies on infant cognition articulated in research related to education and science as well as addressing some of the teaching for children 1-4 years of age, after all, early childhood education is the first stage of school education and therefore the importance of the awareness work early so they grow up with an environmental responsibility. Thus present ways of working science with preschool children, and they interact with the environment, organizing spaces, experimental classes. It was observed in the studies surveyed that these activities are important to the growth of students starting from early to work with the basic sciences emphasizing consciousness. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21812 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_IV_2014_75.pdf | 165,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.