Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21808
Título: | Perspectivas no ensino de educação ambiental na Escola Estadual de Paraguaçu Paulista |
Autor(es): | Paiva, Bruna da Silva Alves |
Orientador(es): | Sarmento, Cleonice Mendes Pereira |
Palavras-chave: | Educação ambiental Conscientização Ensino - Metodologia Environmental education Awareness Teaching - Methodology |
Data do documento: | 13-Dez-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | PAIVA, Bruna da Silva Alves. Perspectivas no ensino de educação ambiental na Escola Estadual de Paraguaçu Paulista. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Ter um ambiente saudável para se ter uma ótima qualidade de vida é direito de todos, e desde muito tempo observam-se problemas ocasionados pela degradação do meio ambiente causada pelo homem. A Educação Ambiental é de suma importância e pode ser baseada em propor alternativas para minimiza e/ou reverter o quadro de degradação ambiental e consequentemente melhorias na qualidade de vida das pessoas. Este trabalho teve como temática conhecer quais os métodos de abordagem e perspectivas no ensino sobre Educação Ambiental na Escola Estadual da cidade de Paraguaçu Paulista. A pesquisa foi realizada através da aplicação de questionários aos alunos e professores, para sondagem sobre o aprendizado e conhecimento do assunto. Os alunos demonstraram pouco domínio dos assuntos relacionados à Educação Ambiental, porém, mostraram-se muito receptivos a novas metodologias de ensino diferentes das das convencionais e estão abertos a discutir assuntos da atualidade em relação à Educação Ambiental. Pode-se concluir que os professores estão cientes da importância em ensinar Educação Ambiental aos alunos, porém encontram dificuldades em ministrar tal assunto como tema transversal e interdisciplinar no ensino formal. |
Abstract: | This work was themed to know what are the methods of approach and perspectives on teaching Environmental Education State School Paraguassu Paulista city, through questionnaires answered by students and teachers, and in relation to learning and knowledge of the subject. Have a healthy environment to have a great quality of life is everyone's right, and as of today that is not live with the problems caused by environmental degradation caused by man, this is where the importance of environmental education, which came to try to minimize and perhaps a greater attempt at reverse the environmental degradation. Students showed little knowledge of issues related to environmental education, however, proved to be receptive to different methodologies of conventional and are open to discussing current affairs in relation to Environmental Education. It can be concluded that teachers are aware of the importance of teaching environmental education to students, but find it difficult to teach such a subject as transversal and interdisciplinary subject in formal education. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21808 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_2014_2_8.pdf | 582,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.