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Título: Ensino de química: análise do estudo de ferramentas didático-pedagógicas
Autor(es): Santos, Vanessa Marques Cabral dos
Orientador(es): Viera, Graciela Leila Heep
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Química
Estratégias de aprendizagem
Teaching - Methodology
Interdisciplinary approach in education
Chemistry
Learning strategies
Data do documento: 22-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Vanessa Marques Cabral dos. Ensino de química: análise do estudo de ferramentas didático-pedagógicas. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A educação passa por um momento em que os professores estão questionando seus métodos de ensino, e o princípio que orienta o repensar da metodologia, é a mudança de foco, onde os alunos deixam de ser meros depósitos de informações. Aliado a esse fato e relacionando ao ensino de química, observa-se uma necessidade de procurar identificar e compreender a existência de algum fator que seja diferencial no processo de aprendizagem dos alunos. Com esta finalidade, este estudo propôs a 445 alunos do ensino médio pertencentes a duas escolas da região metropolitana da cidade de Curitiba, alternativas de ensino que mais lhes ajudariam a entender os conteúdos de química. 73,12% dos alunos avaliados optaram por métodos de ensino baseados na experimentação, no 1º e 2º ano do ensino médio 12, 16 e 24,0% optaram pela metodologia convencional, entre 2,5 e 8,12% por práticas de ensino musicais, entre 1,75 e 7,2% preferiram didáticas que envolvessem jogos e menos de 5,0% métodos baseados em encenações. Além de procurar entender os métodos de ensino, pode se observar a necessidade de tentar entender em que momento das aulas de química os alunos acreditam que seria mais útil à aplicação da contextualização e da interdisciplinaridade. 43,75% no 1º ano 46,25% no 2º ano e 24,8% no 3º ano, dos alunos acreditam que deve ser aplicada em algum momento da aula, porém devido ao fato da química ser uma disciplina difícil de compreender a contextualização e a interdisciplinaridade não deveria ser aplicada com frequência, pois pode causar confusão no processo de ensino aprendizagem. Como um todo, este trabalho propõe que a experimentação é um fator muito relevante para o processo de aprendizagem dos alunos na disciplina de química e provando que a utilização tanto da interdisciplinaridade quanto da contextualização é de grande importância para um melhor desenvolvimento dos alunos desde que bem pensados em relação os seu momento de utilização.
Abstract: The education is going through a time when teachers are questioning their teaching methods, and the principle that guides the rethinking of the methodology, is the shift in focus, where students are no longer mere information repositories. Allied to this fact and relating to the teaching of chemistry, there is a need to seek to identify and understand the existence of some factor that is differential in the learning process of students. For this purpose, this study proposed the 445 high school students belonging to two schools in the metropolitan region of Curitiba, teaching alternatives that would help them best understand the content of chemistry. 73.12% of the students assessed chose teaching methods based on experimentation, on the 1sd and 2nd year of high school 12, 16 and 24.0 % by the conventional method, between 2.5 and 8.12% for practical musical education between 1.75 and 7.2% preferred teaching involving games and less than 5.0 % based methods scenarios. Besides search understand methods of teaching we can observe need of trying to understand wherein moment lessons in chemical students believe would be more useful contextualisation application and interdisciplinarity. 43.75% in 1st year 46.25% at 2 years and 24.8% at 3 years, students believe should be applied at any time during the lesson, but due to the fact of chemistry is a difficult subject to understand the context and interdisciplinarity should not be applied frequently, it can cause confusion in the teaching learning process. As a whole, this study suggests that experimentation is very relevant to the learning process of the students in the discipline of chemistry factor and proving that the use of both interdisciplinarity as the context is of great importance for a better development of students if well considered against the time of your use.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21807
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