Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21774
Título: Modelagem matemática: um ensaio de pesquisa de campo
Autor(es): Shinkawa, Sandra Mara Megumi
Orientador(es): Sehn, Elizandra
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Modelos matemáticos
Conhecimento e aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Teaching - Methodology
Mathematical models
Knowledge and learning
Data do documento: 15-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SHINKAWA, Sandra Mara Megumi. Modelagem matemática: um ensaio de pesquisa de campo. 2014. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a Modelagem Matemática no processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de uma prática de Modelagem Matemática em sala de aula com alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. Esta metodologia apresenta uma opção para o ensino-aprendizagem, onde os personagens, alunos e professor, trocam e vivenciam experiências válidas e fundamentais para o desenvolvimento do aprendizado. Fazer com que os alunos reconheçam-se como atuantes na construção da história é fator fundamental deste trabalho, mais ainda que a apreensão do conteúdo. Fazer-se entender que não é apenas um expectador e mudar sua condição passiva é uma mudança de foco importante para a compreensão das coisas que nos norteiam, é entender a função de um membro da comunidade pertencida. Através das atividades apresentadas, os alunos tiveram a oportunidade de exercitar suas habilidades de pesquisa e comunicação, elementos importantes para a convivência social e obtiveram um bom desenvolvimento pessoal.
Abstract: The objective of this study is to report the experience of a practice of Mathematical Modeling in the classroom with students in the 5th year of elementary school. This methodology presents an option for teaching and learning, where the characters, students and teacher, exchange experience and valid and essential to the development of learning experiences. Make students recognize themselves as active in the construction of history is a key factor of this work, even more than the seizure of the content. Do understand that it is not just a spectator and change their passive condition is an important change in focus to understanding the things that guide us, is to understand the function of a member of the community belonged.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21774
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_88.pdf776,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.