Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21771
Título: A importância de se trabalhar conteúdos de química no ensino fundamental
Autor(es): Brito, Solange Cardoso de
Orientador(es): Flores, Éder Lisandro de Moraes
Palavras-chave: Química
Currículos
Currículos - Legislação
Chemistry
Education - Curricula
Education - Curricula - Law and legislation
Data do documento: 15-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BRITO, Solange Cardoso de. A importância de se trabalhar conteúdos de química no ensino fundamental. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a relação da Química com o ensino de Ciências nas séries iniciais, buscando apontar algumas formas de se trabalhar conteúdos relacionados à Química durante o ensino fundamental. A disciplina de Ciências Naturais trabalhada nas séries iniciais e nas séries finais do ensino fundamental I e II visa abordar e apresentar ao aluno as transformações que ocorrem em seu cotidiano e sua relação com as mesmas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) afirma que as Ciências Naturais devem buscar desenvolver no aluno a capacidade de “compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive. Os conteúdos de Química e Física muitas vezes não são abordados ou são expostos de maneira descontextualizada do cotidiano do aluno. Trabalhar com conceitos de Química durante todo o ensino fundamental contextualizando com a realidade do aluno favorece uma maior interação por parte dos alunos com fenômenos tecnológicos, naturais e sociais, permitindo à formação de um cidadão que consegue utilizar os conhecimentos de natureza tecnológica e científica adquiridos durante sua formação. No presente trabalho serão abordados aspectos relacionados a conceitos de Química que podem ser trabalhados no ensino de Ciências no ensino fundamental ciclo I e II. Conceitos relacionados ao ensino de Ciências, ensino de Química, bases curriculares nacionais para o ensino fundamental são apresentados com base em pesquisas bibliográficas.
Abstract: The subject to this research was the relationship between Chemistry and the teaching of Science in the first years of school aiming to point out some forms of working subjects which are related to Chemistry at Elementary School. The subject Natural Science which is developed in the first and final series of Elementary School and Junior High School has the purpose of discussing and presenting to the student the transformations that occur in his daily life and his interaction with them. According to the National Curriculum Parameters (PCNs), Natural Science must seek to develop in students the ability to comprehend nature as a dynamic whole and the human beingas an agent and part of the transformations which happen around them. Physics and Chemistry subject are sometimes not discussed or are presented out of context to the students´ life. Working with Chemistry concepts during Elementary School while contextualizing it to the reality of each student favors a much better interaction between students and the natural, social and technological phenomena, allowing the formation of a citizen who is capable of using his knowledge of scientific and technological nature acquired during his formation. Aspects related to concepts of chemistry are going be approached in this research which can be developed in the teaching of Science in elementary School and Junior High School.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21771
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_92.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.