Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21741
Título: O fracasso escolar na disciplina de ciências
Autor(es): Silva, Luiz Fabiano Batista da
Orientador(es): Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu
Palavras-chave: Fracasso escolar
Ciência - Estudo e ensino
Educação - Participação dos pais
School failure
Science - Study and teaching
Education - Parent participation
Data do documento: 29-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Luiz Fabiano Batista da. O fracasso escolar na disciplina de ciências. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho buscou compreender o fracasso escolar na 6ª e 7ª série do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências de uma Instituição de Ensino Municipal de Araras - SP, com o objetivo de discutir a influência da família e da escola diante do fracasso escolar, que esta entre os problemas do nosso sistema educacional mais estudados e discutidos, tendo como princípio a atuação do professor e da escola de atender a relação professor - aluno, juntamente com a família. O referencial teórico fundamentado pela pesquisa bibliográfica e pelo método qualitativo descreveu o conceito, apresentou diferentes concepções e um breve panorama do fracasso escolar, bem como a posição da família, a relação professor - aluno e família - escola. A pesquisa de campo realizada com quarenta alunos escolhidos aleatoriamente e com oito professores de ciências da rede pública municipal de ensino demonstrou que a relação professor - aluno era boa, no entanto a relação família - escola, não foi satisfatória.
Abstract: This study aimed to understand school failure in the 6th and 7th grade student in the discipline of Sciences a Teaching Institution Municipal Araras - SP, aiming to discuss the influence of family and school on school failure, it enters the problems of our educational system most studied and discussed , with the principle and teacher performance and school to meet the teacher-student relationship, along with the family. The theoretical literature and substantiated by the qualitative method describes the concept, presents different concepts and a brief overview of school failure, family position, the teacher - student relationship and family-school. The field research conducted with forty students chosen randomly and with eight teachers in municipal schools sciences, showed that the teacher-student relationship is good however the family-school relationship is not satisfactory.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21741
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_62.pdf262,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.