Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21741
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Luiz Fabiano Batista da | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T19:10:44Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T19:10:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-29 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Luiz Fabiano Batista da. O fracasso escolar na disciplina de ciências. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21741 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to understand school failure in the 6th and 7th grade student in the discipline of Sciences a Teaching Institution Municipal Araras - SP, aiming to discuss the influence of family and school on school failure, it enters the problems of our educational system most studied and discussed , with the principle and teacher performance and school to meet the teacher-student relationship, along with the family. The theoretical literature and substantiated by the qualitative method describes the concept, presents different concepts and a brief overview of school failure, family position, the teacher - student relationship and family-school. The field research conducted with forty students chosen randomly and with eight teachers in municipal schools sciences, showed that the teacher-student relationship is good however the family-school relationship is not satisfactory. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação - Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject | School failure | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Education - Parent participation | pt_BR |
dc.title | O fracasso escolar na disciplina de ciências | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho buscou compreender o fracasso escolar na 6ª e 7ª série do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências de uma Instituição de Ensino Municipal de Araras - SP, com o objetivo de discutir a influência da família e da escola diante do fracasso escolar, que esta entre os problemas do nosso sistema educacional mais estudados e discutidos, tendo como princípio a atuação do professor e da escola de atender a relação professor - aluno, juntamente com a família. O referencial teórico fundamentado pela pesquisa bibliográfica e pelo método qualitativo descreveu o conceito, apresentou diferentes concepções e um breve panorama do fracasso escolar, bem como a posição da família, a relação professor - aluno e família - escola. A pesquisa de campo realizada com quarenta alunos escolhidos aleatoriamente e com oito professores de ciências da rede pública municipal de ensino demonstrou que a relação professor - aluno era boa, no entanto a relação família - escola, não foi satisfatória. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Agustini, Márcia Antonia Bartolomeu | |
dc.subject.cnpq | Ensino de Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_IV_2014_62.pdf | 262,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.