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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21736
Título: | Jogo rummikub no ensino médio: reaprendendo matemática brincando |
Autor(es): | Kajihara, Andréia Emy |
Orientador(es): | Friedrich, Leidi Cecilia |
Palavras-chave: | Jogos no ensino de matemática Ensino - Meios auxiliares Matemática - Estudo e ensino Games in mathematics education Teaching - Aids and devices Mathematics - Study and teaching |
Data do documento: | 29-Mar-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | KAJIHARA, Andréia Emy. Jogo rummikub no ensino médio: reaprendendo matemática brincando. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | A atual educação brasileira encontra-se num momento delicado, onde, devido a inúmeros problemas, acarretam numa má formação dos discentes, principalmente de escolas públicas. Podemos citar exemplos como a falta de professores na rede do Estado de São Paulo, má formação de professores, problemas sócio – econômicos, culturais e que influenciam diretamente no aprendizado. Criando defasagens progressivas, que fazem com que os alunos do ensino fundamental ingressem no ensino médio com muitas dificuldades em resoluções de cálculos básicos, tendo inclusive a autoestima abalada por algumas disciplinas. Visando a melhoria da qualidade de entendimento na aula de matemática, neste trabalho foi utilizado um método diferenciado no ensino médio, o jogo rummikub, que visa resgatar o interesse do aluno pela disciplina, trabalhar o raciocínio, a motivação, lógica, geometria, criatividade, atitude, estratégia, sequências numéricas e a socialização e o respeito pelas regras. |
Abstract: | The current Brazilian education is a delicate moment where, due to numerous problems, cause a malformation of students, mostly from public schools. We can cite examples such as a shortage of teachers in the State of São Paulo, poor teacher training, social network problems - economic, cultural and directly influence learning. Creating progressive lags that make the elementary students from entering the high school with many difficulties at resolutions of basic calculations, and even selfesteem shaken by some subjects. Aiming at improving the quality of understanding in math class, in this work a different method was used in high school, play rummikub, which aims to rescue the student's interest in the discipline, work reasoning, motivation, logic, geometry, creativity attitude, strategy, numerical sequences and socialization and respect for rule. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21736 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
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