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Título: Ensino de física no ensino médio integrado: estudo de caso do projeto energia solar para comunidades de baixa renda
Autor(es): Andrade, Elidionete de
Orientador(es): Santos Junior, Elias Lira dos
Palavras-chave: Física
Energia solar
Ensino integrado
Ensino - Metodologia
Physics
Solar energy
Articulation (Education)
Teaching - Methodology
Data do documento: 5-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ANDRADE, Elidionete de. Ensino de física no ensino médio integrado: estudo de caso do projeto energia solar para comunidades de baixa renda. 2014. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Telêmaco Borba, 2014.
Resumo: Esta pesquisa teve como temática o Ensino de Física no Ensino Médio Integrado,sendo adotado o estudo de caso do Projeto Energia Solar para Comunidades de Baixa Renda. Através desse trabalho pretendeu-se conhecer como é ministrado o ensino de Física no Instituto Federal do Paraná - campus Telêmaco Borba. O escopo geral é estudar e conhecer como é realizado o ensino de Física nessa instituição e mostrar qual o aprendizado dos alunos através desse projeto. Dentre objetivos auxiliares estão: apresentar como ocorre o ensino de ciências (Física) no IFPR; analisar o envolvimento/participação dos alunos no projeto, verificar como o método utilizado pelo docente será avaliado pelos alunos e qual a contribuição da prática no aprendizado dos conteúdos. Utilizou-se como objeto de estudo as turmas do curso Técnico em Florestas e Mecânica, turmas de segundo ano, sendo feito uma comparação entre elas para ver qual se destacou mais na aprendizagem dos conteúdos de Física, se a que trabalhou seriamente com o projeto ou a que participou superficialmente. Como resultado, principalmente ao comparar os conceitos dos alunos, viu-se que a turma de mecânica teve rendimentos melhor do que florestas, que os alunos se dedicaram mais ao aprendizado e mostraram se mais confiantes de que aprenderam melhor através do projeto. Pôde-se considerar que o ensino de Física no IFPR tem métodos diversificados e o uso de laboratórios e práticas tem auxiliado no ensino aprendizagem dos alunos.
Abstract: This research has the subject the teaching of Physical in School Integrated, and adopted the case study of the Solar Energy Project for Low Income Communities. Through this work, we sought to understand how teaching physics is given at the Federal Institute of Paraná - Telemaco Borba campus. The general scope is to study and know how it's performed Physics teaching at this institution for campus Telemaco Borba, and display what the student learned through this project. The auxiliary objectives are: to present as is teaching of science (Physics) in IFPR; analyze the involvement / participation of students in the project, check how the method used by the teacher was evaluated by the students and the contribution of practice in learning of content. Was used as the object of study classes the course in Forests Technician and Mechanical Technician, groups of the second year, doing a comparison between them to see which stood out in learning the content of physics, if the class what worked seriously with the project or the class what participated superficially. As a result, especially when comparing the concepts of the students, it was seen that the class of mechanics had better yields than forests, the students dedicated themselves to learning more and demonstrating confident that better learned through the project. It might be considered that the teaching of physics in IFPR have methods diversified and use of laboratories and practices helping students' learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21718
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