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Título: A alimentação escolar: um estudo qualitativo no Colégio do Campo Professora Margarida Franklin Gonçalves
Autor(es): Rombi, Eliane
Orientador(es): Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
Palavras-chave: Merenda escolar
Nutrição - Pesquisa
Hábitos alimentares
School children - Food
Nutrition - Research
Food habits
Data do documento: 5-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ROMBI, Eliane. A alimentação escolar: um estudo qualitativo no Colégio do Campo Professora Margarida Franklin Gonçalves. 2014. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ibaiti, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a alimentação. O período escolar influencia de forma positiva na formação de hábitos alimentares saudáveis, a legislação garante o fornecimento de alimentos no período em que os discentes estão nos estabelecimentos escolares através da alimentação escolar, contribuindo para a obtenção de bons hábitos, condições de aprendizagem, informações nutricionais baseadas nas pirâmides alimentares, que possibilitam fazer melhor as escolhas referentes à alimentação adequada. Neste trabalho, por meio de questionários aplicados a discentes e funcionários do Colégio do Campo Professora Margarida Franklin Gonçalves observou que 100% dos mesmos consomem à alimentação escolar, entre os discentes 56,66% consomem diariamente e 43,33% às vezes se alimentam no colégio. Em relação à presença de frituras 100% dos funcionários afirmaram nenhuma vez haver este grupo, o mesmo foi observado entre os discentes nos seguintes números: 100% dos que às vezes se alimentam 94,11% dos discentes que diariamente se alimentam. O questionário apontou a frequência de consumo de vegetais observada semanalmente, dos discentes que diariamente se alimentam 58,82% responderam três vezes, 29,41% duas vezes, dos que às vezes se alimentam 38,15% duas vezes e 46,15% responderam três vezes por semana. Este trabalho demonstra que o período escolar influência de forma positiva na formação de hábitos alimentares, a legislação garante aos discentes o fornecimento da alimentação escolar, permitindo condições de aprendizagem, conhecer conceitos de alimentação saudável, pirâmide alimentar, dentre outros referentes ao tema, possibilitando-os a fazerem suas escolhas quanto à alimentação adequada, já que no colégio constatou-se variedade de alimentos no cardápio escolar.
Abstract: This work had the food how themed.The school period positively influences the formation of heathy eating habits, the legislation requires the provision of food at a time when the students are in schools through school feeding, contributing to the achievement of good habits, learning conditions, nutritional information based on the food pyramid, which allow to make better choise regarding proper relation nutrition.In this study,through questionnaires applied to students and staff of the Colégio Estadual do Campo Professora Margarida Franklin Gonçalves noted that 100% of those who consume school meal, including students,56,66% and 43% using it daily sometimes feed on the public school. Regarding the presence of frying 100% of employees said not once have this group, it was observed among students through following numbers: 100% of that sometimes feed, 94,11% of students who daily feed. The questionnaire noted the frequency of consumption of vegetables observed weekly by the students who eat daily 58,82% answered three times , twice 29,41% of which sometimes feed, twice 38,15% and 46,15% answered three times per week. This work demonstrates of that the school term influence positively the formation of eating habits, legislation guarantees students the provision of school meals, allowing learning conditions, knowing concepts of heathy eating, the food pyramid, and others on the subject, enabling them to make their choices as to adequate food, since it was found in the public school variety of foods on school menu.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21712
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