Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21695
Título: Modelagem aplicada no ensino da matemática
Autor(es): Macedo, Jael Vieira
Orientador(es): Scherpinski, Neusa Idick
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Estratégias de aprendizagem
Cálculo
Teaching - Methodology
Learning strategies
Calculus
Data do documento: 15-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MACEDO, Jael Vieira. Modelagem aplicada no ensino da matemática. 2012. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Este trabalho buscou fazer uma análise das discussões sobre a Modelagem Matemática no processo de ensino e aprendizagem. A busca por novas metodologias de ensino no ensino da Matemática devem ser constantes, pois os alunos de ontem não são iguais aos de hoje, e a necessidade de se conseguir melhorar a aprendizagem tem que sempre ser o foco. No momento a Modelagem Matemática tem sido muito discutida devido a sua importância como técnica de ensino, por ter como objetivo interpretar e compreender os mais diversos acontecimentos do nosso dia-a-dia, porém, ainda existem muitas dúvidas sobre esse tema devido a sua abrangência e a dificuldade de se entender as maneiras mais adequadas de se aplicar tal metodologia em sala de aula, por isso a necessidade de mais estudos sobre o tema para que se possa compreender seu funcionamento e melhor forma de aplicação. Essas dúvidas foram os estímulos que nortearam a realização dessa pesquisa, tendo sempre o intuito de buscar o entendimento das dificuldades e dos benefícios de se trabalhar com essa nova metodologia de ensino chamada Modelagem Matemática. Através de atividades aplicadas em sala de aula foram observadas a participação e o interesse dos alunos nesse tipo de atividade diferente do que estão acostumados. Durante as aulas foram observadas uma maior interação entre os alunos e interesse em desenvolver as atividades propostas, porque se sentiram parte integrante do processo ensino aprendizagem e o tema proposto partiu de uma curiosidade deles.
Abstract: This work searched to make an analysis of the quarrels on the Mathematical Modeling in the education process and learning. The search for new methodologies of education in the education of the Mathematics must be constant, therefore thepupils of yesterday are not equal to the ones of today, and the necessity of if obtaining to improve the learning have that always to be the focus. At the moment the Mathematical Modeling has been very argued had its importance as education technique, for having as objective to interpret and day-by-day understanding the most diverse events of ours, however, still its abrangência and the difficulty of if understanding the ways most adequate of if applying such methodology in classroom exist many doubts on this subject due, therefore the necessity of more studies on the subject so that if it can understand its functioning and better form of application. These doubts had been the stimulatons that had always guided the accomplishment of this research, having intention to search the agreement of the difficulties and the benefits of if working with this new methodology of called education Mathematical Modeling. Through activities applied in classroom the participation and the interest of the pupils in this type of different activity of what had been observed they are accustomed. During the lessons a bigger interaction between the pupils and interest in developing the activities had been observed proposals, because integrant part of the process had been felt education learning and the considered subject left of a curiosity of them.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21695
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_33.pdf349,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.