Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21692
Título: Montagem de laboratório de ensino de ciências no Colégio Cooperativa Educacional de Foz do Iguaçu
Autor(es): Padilha, Elis Claudia Almeida de Jesus
Orientador(es): Arioli, Rafael
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Metodologia
Aprendizagem experimental
Teaching - Aids and devices
Methodology
Experiential learning
Data do documento: 22-Jun-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PADILHA, Elis Claudia Almeida de Jesus. Montagem de laboratório de ensino de ciências no Colégio Cooperativa Educacional de Foz do Iguaçu. 2011. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Foz do Iguaçu, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como temática a montagem de um laboratório de Ensino de Ciências nas dependências do Colégio Cooperativa Educacional de Foz do Iguaçu e seu impacto direto na qualidade do ensino ofertado pela instituição na área das ciências naturais, bem como o enfoque dado à busca de melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Para tal intento buscou-se montar uma estrutura física simples e prática que possibilitasse o desenvolvimento de atividades onde os alunos pudessem praticar e testar todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, salientando a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos nas disciplinas de ciências e biologia, fomentando assim a discussão e observação crítica dos principais fenômenos biológicos que fazem parte do cotidiano dos alunos, indispensáveis à formação de cidadão críticos, conscientes e atuantes na sociedade que clama cada vez mais pelo desenvolvimento racional e sustentável.
Abstract: This work hid as its theme the assembly of a laboratory in Science Teaching in the premises of the Colégio Cooperativa Educacional de Foz do Iguaçu and its direct impact on the quality of education offered by the institution in the field of natural sciences, as well as the focus on seeking improvements in teaching and the students learning. For this purpose we tried to assemble a physical structure that would allow simple and practical develop activities where students can practice and test all the theoretical knowledge acquired in the classroom, emphasizing the importance of this initiative to develop skills and abilities of students in school science and biology, thus fostering discussion and critical observation of the major biological phenomena that are part of a daily life for students, necessary for the formation of citizen critics, aware and active in society that increasingly calls for rational and sustainable development.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21692
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2011_48.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.