Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21686
Título: Estudo da evasão escolar em uma instituição particular de ensino superior
Título(s) alternativo(s): Dropout analysis in a private higher education institution
Autor(es): Campos, Aline Gomes de
Orientador(es): Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
Palavras-chave: Questionários
Universidades e faculdades - Corpo docente
Evasão universitária
Questionnaires
Universities and colleges - Faculty
College dropouts
Data do documento: 9-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CAMPOS, Aline Gomes de. Estudo da evasão escolar em uma instituição de ensino particular Superior. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho almejou como temática avaliar o índice de evasão escolar e a opinião de professores e alunos de uma IES do interior do estado de São Paulo sobre ferramentas para evitar ou diminuir a evasão, motivos de escolha pela instituição, motivos de abandono, dificuldades e perfil do entrevistado. Foram disponibilizados e aplicados questionários de múltipla escolha para alunos e professores para posterior tabulação e apresentação dos resultados. Para os professores (70%) fatores como qualidade do ensino, bolsas de estudo e programas de nivelamento e monitorias auxiliam na permanência do aluno no ensino superior. Observou-se que 80% dos alunos opinaram que fatores como bolsas de estudo, qualidade de ensino e qualidade e quantidade de aulas práticas motivam o aluno a permanecer na Instituição e que o desinteresse, dificuldade de aprendizado e número de dependências são os principais motivos para desistência do curso. Sendo assim, acredita-se que evasão escolar é um desafio no ensino superior do Brasil, principalmente nas instituições de ensino particulares, porém medidas como bolsas de estudo, nivelamento, qualidade do ensino e acompanhamento psicopedagógico podem diminuir os índices de abandono.
Abstract: This study aimed to evaluate ‘the dropout rate and the opinion expressed by professors and students of a Higher Education Institution (HEI), located in the southeast of São Paulo state, about strategies to avoid or decrease dropouts; the choice factors students considered when selecting this institution; the reasons for dropouts; difficulties and the interviewers profiles. Multiple-choice questionnaires were administered to students and professors for later tabulation of responses and presentation of the results. For 70% of the professors factors like teaching quality; scholarship; academic support and the assistant of professors help students retention. For 80% of the students factors as scholarship, the quality of teaching at the HEI, the quality and quantity of practical classes motivate retention in the institution and the lack of interest in studies, learning difficulties and failure in some subjects are the main reasons for giving up the course. Therefore, dropping out is considered to be a great challenge for the Brazilian higher education system, especially in private higher education institutions, but adopting some strategies like scholarship, academic support programs, the quality of teaching, pyschopedagogy support may decrease dropout rates.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21686
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudoevasaoescolarparticular.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.