Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21423
Título: Políticas públicas e participação popular: realidade ou mito?
Autor(es): Ferreira, Hapoenan Thaiza
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Política pública - Participação do cidadão
Participação social
Administração municipal
Public policy - Citizen participation
Social participation
Municipal government
Data do documento: 3-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Hapoenan Thaiza. Políticas públicas e participação popular: realidade ou mito? 2011. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: O presente trabalho visa verificar o grau de participação dos cidadãos na discussão e decisão das políticas públicas locais, na fiscalização dos recursos e atos públicos, enfim na gestão pública no município de Itapetininga/SP, por meio dos instrumentos participativos, de modo a verificar se a participação popular no município é uma realidade ou um mito. O objetivo principal consiste em abordar se os mecanismos de democracia participativa tais como os conselhos municipais e orçamentos participativos, têm alcançado a inserção das demandas sociais na agenda política, se têm eficácia ou se apenas cumprem uma determinação legal. Para tanto, a pesquisa abordou os conceitos de Estado Democrático de Direito e seus princípios, de democracia e suas formas de exercício, de participação popular, dos mecanismos de participação popular, tais como a audiência pública, o conselho municipal e o orçamento participativo. Assim, foram visitados dois conselhos municipais: o da Mulher e o de Saúde, ocasião em que os respectivos representantes narraram à dinâmica das instituições, a partir da qual foi possível concluir pela realidade e também pelo mito que envolve a participação popular em Itapetininga/SP na elaboração das políticas públicas. Em relação ao orçamento participativo, qual denota um importante instrumento de participação popular, foram entrevistados dois representantes locais, quais também contribuíram para o desenvolvimento do trabalho, ao narrar à recente experiência do projeto denominado Prefeitura no Bairro e principalmente a dificuldade no comprometimento da participação da sociedade no processo de implantação do orçamento participativo. Utilizou-se ainda uma entrevista que o autor da lei que criou o OP no município concedeu a um colega. Verificaramse também artigos publicados no jornal local, Anexos 1 e 2, quais narram a tentativa de implementar o orçamento participativo no município, inclusive o ponto de vista do jornalista quanto ao projeto Prefeitura no Bairro. A pesquisa se baseou em bibliografias, artigos disponibilizados na internet, em jornal de circulação local, bem como em entrevistas com representantes dos conselhos municipais da mulher e de saúde e do orçamento participativo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21423
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_I_2011_36.PDF670,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.