Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21280
Título: Gestão de pessoas como ferramenta do desenvolvimento organizacional
Autor(es): Campos, Priscila
Orientador(es): Barzotto, Luciano da Costa
Palavras-chave: Pessoas
Organização
Desenvolvimento organizacional
Persons
Organization
Organizational change
Data do documento: 23-Fev-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMPOS, Priscila. Gestão de pessoas como ferramenta do desenvolvimento organizacional. 2015. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar a prática de gestão de pessoas utilizada pelo setor de recursos humanos de uma prefeitura municipal do estado do Paraná. Buscou-se apresentar algumas definições, como: sobrevivência da organização atrelada ao capital humano, motivação do colaborador relacionada ao clima organizacional e a importância do reconhecimento e de treinamento. Metodologicamente, utilizou-se de uma pesquisa exploratória descritiva com aplicação de questionários em aproximadamente 80% dos colaboradores do setor pesquisado. Os colaboradores entrevistados do setor de recursos humanos alegam ter autonomia para a tomada de decisões e ainda afirmam que a organização pública oferece as ferramentas necessárias para a execução adequada ao seu trabalho. Pode ser verificado que estes colaboradores respondentes não estão realizados profissionalmente, devido às atividades que desenvolvem são atingidos por stress. Dos cinco colaboradores entrevistados, quatro afirmam que procuram melhorar seus conhecimentos, mas que seu potencial profissional não é reconhecido pela organização em que trabalham. O reconhecimento e a valorização dos colaboradores pode gerar dedicação máxima no trabalho desenvolvido pelos indivíduos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21280
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPMT_2_2014_18.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
711,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.