Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21195
Título: Benefícios de um programa de ginástica laboral para alunos do ensino médio do colégio Sesi de Foz do Iguaçu
Autor(es): Souza, Daiane Neves de
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Exercícios físicos
Educação - Programas de atividades
Qualidade de vida
Exercise
Activity programs in education
Quality of life
Data do documento: 9-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Daiane Neves. Benefícios de um programa de ginástica laboral para alunos do ensino médio do colégio Sesi de Foz do Iguaçu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Resumo: Nos tempos modernos o processo de ensino/aprendizagem na escola, torna- se mais intenso. Os avanços científicos e tecnológicos da sociedade desenvolvem- se rapidamente, exigindo dos jovens cidadãos o aumento de conhecimentos. Por essa razão, alunos dedicam grande parte do tempo aos seus estudos e consequentemente diminuem o tempo dedicados a atividade física, prejudicando assim, sua saúde. Atualmente há uma grande porcentagem de adolescentes inativos em idade escolar, Segundo Guedes e Guedes (1995) o estilo de vida pós-moderna entrará em circulo vicioso resultando num processo patológico de evolução silenciosa típico da nova denominação da espécie humana: o homo seden de todo o País, surgiu como profilaxia contra os problemas causados pela L.E.R.(lesão por esforço Repetitivo) e demais distúrbios osteomusculares, relacionados ao trabalho, significando um conjunto de práticas físicas exercidas durante o expediente laboral visando compensar as estruturas mais utilizadas, relaxando, tonificando e ativando as que não são tão requeridas. Pensando nesta questão da inatividade física e dos problemas que isso para a saúde das pessoas o presente estudo visa implantar a Ginástica Laboral para alunos do Colégio SESI de Foz do Iguaçu com idade entre 14 á 18 anos, aplicando testes de flexibilidade da cadeia posterior, flexibilidade dos ombros, IMC, e a sintomatologia dolorosa, as quais foram realizadas em formas de entrevistas, onde os alunos relata, se sentem algum desconforto durante as aulas em algum membro do corpo, essas entrevistas e avaliações foram realizadas em 2 etapas: Janeiro e Agosto de 2015 comparados, afim de verificar se houve ganhos de flexibilidade e redução de desconfortos musculares.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21195
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_34.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.