Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21167
Título: Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais
Título(s) alternativo(s): Technological resources – relevance in the practices of textual productions in the initial years
Autor(es): Peretti, Rizane Andrea Kalsing
Orientador(es): Juliano, Joice Maria Maltauro
Palavras-chave: Educação
Tecnologia e crianças
Crianças - Desenvolvimento
Education
Technology and children
Child development
Data do documento: 20-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PERETTI, Rizane Andrea Kalsing. Recursos tecnológicos – relevância nas práticas de produções textuais nos anos iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Considerando o crescente desenvolvimento das tecnologias digitais na sociedade e a sua relevância frente a educação, elege-se como tema desse estudo uma reflexão teórica sobre a contribuição dos recursos tecnológicos nas práticas de produções textuais escritas nos anos inicias do Ensino Fundamental I. O impacto das tecnologias digitais vem provocando revoluções na educação e nesta perspectiva justificamos a importância deste estudo por considerarmos essencial o uso das TICs como um recurso metodológico que venha contribuir no processo de aprender dos alunos, em especial no momento que antecede à produção de textos, colaborando assim, na ampliação das ideias. Assim, objetivamos identificar possibilidades de encaminhamentos metodológicos que venham a contribuir na prática do professor, para produção dos diversos gêneros discursivos por meio de recursos tecnológicos. Nos embasamos principalmente em Moran (2008), Marcuschi (2008; 2012), Castela (2007), Geraldi (1984) e Bakththin/Volochinov, (2003). Percebemos o quanto esses recursos podem contribuir para uma prática significativa, mas ao mesmo tempo destacamos que estamos sentindo uma grande inquietação em relação ao aprimoramento desta prática.
Abstract: Considering the growing development of digital technologies in society and its relevance to education, the aim of this research was to promote a theoretical reflection on the contribution of technological resources in the practices of textual productions written in the initial years of Elementary School I. The digital technologies has been promoting revolutions in education. From this perspective, we justify the importance of this study, considering the use of TICs as a methodological resource to contribute to the students’ learning process, especially in the moment that precedes the production of texts contributing in the expansion of ideas. Therefore, we aimed at to identify possibilities of methodological referrals which may contribute to the teacher’s practice, for the production of several discursive genres through technological resources.We focus mainly on Moran (2008), Marcuschi (2008; 2012), Castela (2007), Geraldi (1984) and Bakththin/Volochinov (2003). These resources can significantly contribute to practice, however we emphasize that there is a great concern about improving this practice.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21167
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
recursostecnologicosproducoestextuais.pdf268,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.