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Título: O brincar, o brinquedo, as brincadeiras tradicionais e a ludicidade na educação infantil: breve análise de estudos, videoaulas e conteúdos de blogs de pedagogia
Título(s) alternativo(s): Play, toy, traditional games and playfulness in early childhood education: a brief analysis of studies, videolessons and blog content of pedagogy
Autor(es): Melo, Natália Aires de
Orientador(es): Cedran, Jaime da Costa
Palavras-chave: Aprendizagem
Metodologia
Crianças - Desenvolvimento
Learning
Methodology
Child development
Data do documento: 9-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MELO, Natália Aires de. O brincar, o brinquedo, as brincadeiras tradicionais e a ludicidade na educação infantil: breve análise de estudos, videoaulas e conteúdos de blogs de pedagogia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a importância do brincar enquanto ferramenta para a aprendizagem de crianças da Educação Básica através de uma síntese de alguns estudos disponibilizados em repositórios da Internet, videoaulas e aportes em blogs de Pedagogia acerca do tema. Justifica-se em virtude da importância em se resgatar o brincar, o brinquedo e as brincadeiras tradicionais como meio de potencializar a aprendizagem, sobretudo, pela ludicidade latente, pela socialização que possibilita e pela alegria que promovem nas crianças “robotizadas” da atualidade, também pelas habilidades que mediam e aprimoram como melhora na memorização, compreensão de regras de convívio e urbanidade, vivência e cooperação em grupo. Tem como objetivo geral: levantar como algumas pesquisas atuais, três videoaulas e o conteúdo de blogs de Pedagogia concebem o conceito de brincar, brinquedos, brincadeiras tradicionais e a importância da ludicidade destes para o desenvolvimento da aprendizagem em crianças da Educação Infantil. E, como objetivos específicos: analisar como os estudos e demais referenciais definem, desenvolvem e defendem a importância do brincar, brinquedo, brincadeiras tradicionais e a ludicidade destes; tecer um breve histórico do brincar, do brinquedo e das brincadeiras enquanto ferramentas de ensino, e, destacar qual o futuro destes instrumentos de ensino no contexto educacional atual. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa, bibliográfica, alicerçada nos fundamentos de autores como Kishimoto, Bernardes, Picelli e Gomes, dentre outros. Alcança por resultados: os estudos atuais acerca do tema, as videoaulas acerca do brincar e o conteúdo do blog adotado para a pesquisa apontam sua importância, sem, aplicabilidade específica, no caso área acadêmica; na maioria deles propõe-se conceitos, destacam-se as capacidades que o brincar promove, elencam brincadeiras e brinquedos; dois estudos destacam a importância do brincar e sua aplicabilidade, a saber o estudo de O território do brincar, e, Lima (2013) quanto a aplicabilidade do tema em sala.
Abstract: This work had as thematic the importance of playing as a tool for the learning of children in Basic Education through a synthesis of some studies available in Internet repositories, videolessons and contributions in Pedagogy blogs about the theme. It is justified by the importance of rescuing play, toy and traditional games as a means of enhancing learning, above all by latent playfulness, the socialization they promote and the joy they promote in today’s “robotized” children, by the skills, they promote and improve such as improvement in memorization, understanding of rules of living and urbanity, living and group cooperation. It has as general objective: to raise as some current researches, three video lessons and the content of Pedagogy blogs conceive the concept of play, toys, traditional games and the importance of their playfulness to the development of learning in children of Early Childhood. And, as specific objectives: analyze how the studies and other references define, develop and defend the importance of play, play, traditional games and their playfulness; to make a brief history of play, play and play as teaching tools, and to highlight the future of these teaching instruments in the current educational context. It is an exploratory, descriptive, quantitative, bibliographic research based on the foundations of authors such as Kishimoto, Bernardes, Picelli and Gomes, among others. It achieves results: the current studies about the theme, the videolessons about playing and the content of the blog adopted for the research point out its importance, without specific applicability, in the academic area; in the majority of them proposes concepts, it emphasizes the capacities that the play promotes, they play jokes and toys; two studies highlight the importance of playing and its applicability, namely the study of The territory of play, and Lima (2013) and your applicability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21136
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