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Título: Método fônico: as influências dos fatores externos à sala de aula no rendimento escolar com realidades sócio-econômicas diversas
Autor(es): Pinto, Regina Célia Silva
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Alfabetização
Leitura oral
Escrita
Literacy
Oral reading
Writing
Data do documento: 4-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PINTO, Regina Célia Silva. Método fônico: as influências dos fatores externos à sala de aula no rendimento escolar com realidades sócio-econômicas diversas. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática o uso do Método Fônico nas salas de alfabetização das escolas do ensino fundamental do município de Foz do Iguaçu e as influências externas no rendimento escolar dessas crianças. A historia da educação no Brasil registrou vários momentos onde certas tendências pedagógicas ancoraram diferentes métodos de ensino, e entre eles os relacionados a alfabetização, chegando a ocorrer verdadeiros modismos. O município de Foz do Iguaçu, esta inserido nesta realidade brasileira, e por muitos anos não existia uma metodologia a seguir, que fosse definida pela secretaria Municipal de Educação, cada profissional da educação definia qual rumo seguiria, havendo, assim uma diversidade de intervenções pedagógicas, o que muitas vezes, dificultava um estudo mais aprofundado e um repensar coletivo destas ações. Assim sendo, na ultima década, os responsáveis pelo setor da alfabetização do município em questão, após estudos e algumas pesquisas, e com o consenso de grande parte do grupo de alfabetizadores, optou por eleger o método fônico, para a alfabetização, ficando livre a adesão ou não de todos os profissionais envolvidos. À medida que o tempo foi passando percebeu-se os resultados positivos, e quase todos os educadores hoje, adotaram este método. A secretaria municipal de educação continua dando suporte teórico e prático, o que tem levado a uma clareza cada vez maior entre os educadores. Porem, ficava evidente que sob as mesmas intervenções metodológicas algumas crianças obtinham sucesso e outras não, e algumas unidades escolares se destacavam mais no nível de aprendizagem e detrimento de outras. Por isso, buscou-se entender quais os fatores que marcavam esta diferença. E por meio de comparações de resultados de avaliações, dados empíricos ancorados na experiência dos profissionais envolvidos e através de questionários, percebeu-se que existe uma gama de fatores externos que influenciam na aprendizagem, bem como no processo da aquisição da leitura e da escrita, considerando que o desenvolvimento das crianças não acontece individualmente, e um processo cultural e coletivo. Também procurou-se medir e entender as expectativas dos educadores em relação ao método fônico quanto ao alcance ou não dos objetivos a que se propunham.
Abstract: This work had as its theme the use of phonics in literacy halls of elementary schools in the city of Foz do Iguaçu and external influences on school performance of these children. The history of education in Brazil had several moments where certain pedagogical trends anchored different teaching methods, and among them those related to literacy, fads coming true to occur. The city of Foz do Iguaçu, the Brazilian entered this reality, and for many years there was no methodology to be followed, which was defined by the Municipal Secretary of Education, each professional education course which follow defined, so there is a diversity of educational interventions , which often hindered further study and a rethinking of these collective actions. Thus, in the last decade, those responsible for the literacy sector of the municipality in question, and after some research studies, and with the consensus of most of the literacy group, chose to elect the phonic method, for literacy, getting the free membership or not of all professionals involved. As time passed it was noticed positive results, and nearly all educators today have adopted this method. The municipal board of education keeps giving theoretical and practical support, which has led to an ever greater clarity among educators. However, it was evident that under the same methodological interventions successfully obtained some children and not others, and some schools stood out more on the level of learning and the detriment of others. Therefore, we sought to understand the factors that marked the difference. And by comparing the results of evaluations, empirical data anchored in the experience of the professionals involved and through questionnaires, it was noticed that there is a range of external factors that influence the learning process as well as in the acquisition of reading and writing, considering that children's development does not happen individually, and a cultural and collective process. Also sought to measure and understand the expectations of educators in relation to the phonic method on the range or not the goals that had been proposed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21102
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