Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21078
Título: | A inclusão de alunos com necessidades específicas em salas de aula do ensino fundamental e médio em uma escola do município de Medianeira - Paraná |
Autor(es): | Cardoso, Maria Soeli |
Orientador(es): | Valentin, Silvana Mendonça Lopes |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Adaptação escolar Inclusive education Student adjustment |
Data do documento: | 12-Dez-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | CARDOSO, Maria Soeli. A inclusão de alunos com necessidades específicas em salas de aula do ensino fundamental e médio em uma escola do município de Medianeira – Paraná. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | A presente pesquisa propôs, através de um estudo de caso, analisar a questão da Inclusão de alunos com necessidades específicas em uma escola da rede pública, na qual pretendeu-se: i) traçar o perfil dos professores e equipe pedagógica que atuam com alunos com necessidades específicas; ii) verificar como o professor avalia os alunos com necessidades específicas; iii) averiguar se os professores tem formação na área da Inclusão e/ou Educação Especial. A pesquisa foi realizada em um colégio da rede estadual de ensino do município de Medianeira, PR, com a participação de professores do Ensino Fundamental e Médio e equipe pedagógica. Para a coleta de dados foram utilizados questionários, sendo um específico para equipe pedagógica e outro para professores. Os resultados revelaram que na equipe pedagógica do colégio predomina o gênero feminino, com idade entre 31 e 40 anos, todos com ensino superior concluído em Pedagogia, experiência profissional variada e sem curso de Pós-graduação em Inclusão e/ou Educação Especial. Dentre os professores, a maioria era do sexo feminino, com faixa etária entre 20 e mais de 45 anos, todos com graduação concluída e com 05 a 10 anos de experiência profissional em sala de aula. Apenas um baixo percentual destes possui formação na área de Inclusão Social. Do ponto de vista das adaptações avaliativas, a flexibilização esteve presente, sendo que os professores afirmaram utilizá-las de acordo com a identificação das necessidades de cada aluno. Entretanto, verificou-se que, para que a Inclusão ocorra de fato no contexto escolar, são necessárias mudanças no sistema educacional, que devem ganhar atenção prioritária, a formação de professores, a elaboração de materiais diversos que orientem o trabalho docente e de demais profissionais da educação e uma política educacional que proporcione recursos suficientes para garantir uma educação satisfatória e de qualidade ao aluno com necessidades específicas. |
Abstract: | This research proposed, through a case study, consider the issue of inclusion of pupils with special needs in a public school, where it was intended: i) define the profile of teachers and teaching staff working with students with special needs; ii) see how the teacher assesses students with special needs; iii) determine whether teachers have training in Inclusion and/or Special Education. The survey was conducted in a college of state schools in the city of Medianeira, PR, with the participation of teachers in primary and secondary education and teaching staff. For data collection questionnaires were used, one specific to teaching staff and one for teachers. The results revealed that in teaching the college team dominates the females, aged between 31 and 40 years, all with higher education completed in Pedagogy, varied professional experience and no Graduate Course on Inclusion and/or Special Education. Among the teachers, the majority were female, aged between 20 and more than 45 years, all completed undergraduate and 05-10 years of professional experience in the classroom. Only a low percentage of these have training in the area of Social Inclusion. From the standpoint of evaluation adjustments, the relaxation was present, where teachers said they used them according to identify the needs of each student. However, it was found that for Inclusion does occur in schools, changes are needed in the education system, which should gain priority attention, teacher training, the development of various materials to guide the teaching and other professionals education and educational policy that provides sufficient resources to ensure a satisfactory and quality education to students with special needs. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21078 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_VII_2014_87.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.