Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21075
Título: Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio integrado no Brasil
Autor(es): Silva, Lidiane Fernanda Abreu da
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Ensino - Orientação profissional
Trabalho qualificado
Qualificações profissionais
Teaching - Vocacional guidance
Skilled labor
Vocational qualifications
Data do documento: 8-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Lidiane Fernanda Abreu da. Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio integrado no Brasil. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho monográfico abordou o tema Perspectivas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado no Brasil, referenciando teoricamente sobre o histórico da educação profissional, o histórico da educação profissional no Brasil e enfocando o histórico da educação profissional no Paraná, na sequência abordou sobre educação e trabalho, culminando com perspectivas para a educação profissional. A pesquisa foi efetuada por meio da elaboração e aplicação de questionários visando discutir aspectos relevantes da educação profissional técnica de nível médio integrado a uma amostra de quarenta alunos pertencentes aos cursos integrados/técnicos ofertados em dois Colégios estaduais pertencentes ao município de Paranavaí. No questionário abordou-se sobre de quem foi a decisão de buscar um curso técnico integrado ao ensino médio, qual a expectativa com a conclusão do curso, se as condições encontradas no Colégio dão conta de atender ao processo formativo, sobre o que se pretende fazer ao terminar o curso e se escolheriam novamente o curso se estivesse iniciando o ensino médio. Por meio da análise dos dados coletados constatou-se que 79% dos entrevistados buscaram o curso por decisão própria, 80% tem a expectativa de uma melhor qualificação profissional após a conclusão do curso e, além disso, 46% após a conclusão do curso técnico pretendem fazer um curso superior, e 12% não gostaram do curso e pretendem mudar de área.
Abstract: This monograph addressed the topic Prospects of Vocational Technical Education Middle Level Integrated in Brazil, theoretically about the history of professional education referencing the history of vocational education in Brazil and focusing on the history of vocational education in Paraná, following addressed on education and work, culminating with prospects for professional education. The research was conducted through the development and application of questionnaires in order to discuss relevant aspects of technical professional education built on a sample of forty students belonging to integrated / technical offered at two state colleges belonging to the municipality from Paraná middle level courses. The questionnaire was addressed about who was the decision to pursue an integrated technical course to high school, what is the expectation with the completion of the course, if the conditions found at the College realize attend the training process, what we intend to do to complete the course and choose the course again if starting high school. Through analysis of the data collected it was found that 79% of respondents sought the course by choice, 80% have the expectation of a better qualification upon completion of the course and, in addition, 46% upon completion of the technical course intend going into higher education, and 12% did not like the course and wish to move to another area.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21075
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_74.pdf357,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.