Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21048
Título: A influência da leitura literária na formação do aluno leitor
Autor(es): Souza, Geisebel de Jesus
Orientador(es): Aprigio, Antonio
Palavras-chave: Leitura
Leitura - Desenvolvimento
Livros e leitura na literatura
Reading
Development reading
Books and reading in literature
Data do documento: 3-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOUZA, Geisebel de Jesus. A influência da leitura literária na formação do aluno leitor. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho abordou como temática, a leitura literária como influenciadora na formação do aluno leitor, é necessário e preciso pensar no ensino da leitura, pois a leitura permite reconhecer o mundo, em perceber-se nele, ela é capaz de transformar, aguçar a criatividade, exercer o poder da reflexão enquanto um cidadão, este poderia ser o início para uma educação que valorize a leitura, mas a leitura emancipadora e não apenas um apanhado de livros qualquer, uma leitura por leitura, mas sim a permissão de se protagonizar como leitor. Pois, o atual discente lê, mas não com competência, devido ao mar de tecnologias ofertadas no mercado, com a globalização da informação, da comunicação, tem-se uma leitura superficial e de modismo, neste novo contexto tem-se alunos que leem mais, porém a criticidade de leitura é nula, alunos argumentadores no universo escolar é insignificante. A literatura tem apontado o professor enquanto propulsor da leitura literária, em diversas vezes é leitor do livro didático, do material que leva para a sala de aula, devido ao excesso de trabalho em sala de aula, o que o impede de ter tempo para pesquisa, fator esse, que favorece a pouca leitura, que o impede de levar os livros para sala de aula, esse que é valoroso na formação de leitores competentes, pois sempre se terá mais informações na leitura de um romance na íntegra do que em parte dele, ressalta-se que a literatura é capaz de propiciar mais do que a leitura superficial de palavras expostas no papel ou na tela de um celular, computador, ela pode proporcionar a leitura crítica, haja vista que a leitura tem seu papel social na formação do ser como aluno crítico, o que sabe mais do que apenas decodificar as palavras.
Abstract: This work addressed as a theme, literary reading as influential in shaping the student reader, and it is necessary to think in teaching reading, because reading allows recognizing the world, perceiving in him, The literature is able to transform, sharpen creativity exercise the power of reflection as a citizen, this could be the start to an education that values reading, but emancipatory reading and not just a summary of any books, a reading by reading, but permission to star in as a reader . For the current student reads, but not competence, as the sea of technologies offered in the market, with the globalization of information, communication has become a fad and superficial reading, this new context there have been students who read more but the critical reading is zero, arguers students in the school environment is negligible. The literature has pointed to the teacher as a driver of literary reading in several times is the textbook, the material that leads to classroom reader, due to overwork in the classroom, which prevents him from having time to search , this factor, which favors the little reading, which prevents him from taking the books to the classroom, one that is valuable in the training of competent readers, they always have more information on reading a novel fully than in his part it must be stressed that literature is able to provide more than superficial reading words on paper or displayed on a mobile phone, computer screen, it can provide a critical reading, given that reading has its social role in the formation of be as critical student, you know more than just decoding the words.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21048
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_52.pdf390,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.