Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21028
Título: | Escolarização inclusiva: o autismo e a arte |
Autor(es): | Freitas, Maria Antonia |
Orientador(es): | Bogoni, Rosangela Marcilio |
Palavras-chave: | Integração social Autismo Crianças com deficiências do desenvolvimento Social integration Autism Developmentally disabled children |
Data do documento: | 23-Out-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | FREITAS, Maria Antonia. Escolarização inclusiva: o autismo e a arte. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar o sujeito autista e a influência da arte como estratégia inclusiva. No aluno autista predomina a síndrome da distância social, a falta de comunicação e seu comportamento voltado apenas para seu interior, movimentos repetitivos e sem interação externa. Em decorrência destes distúrbios a aprendizagem escolar se torna um tanto quanto defasada em relação aos demais, pois não permite a receptividade da mente, como no caso de outras necessidades especiais. Portanto, o presente estudo se propôs a estudar os elementos constitutivos e característicos do aluno autista. Alguns programas e propostas pedagógicas são sugeridos tendo como foco o aluno autista, sobretudo com a utilização da Arte como coadjuvante para que este aluno veja o próprio desenvolvimento de forma mais lúdica e possa se estruturar-se na sua dimensão espacial, temporal e social. Este estudo encontrou sua motivação na ação dos profissionais da educação que ainda se mostram inseguros diante do sujeito autista no cotidiano escolar. O presente estudo vê como urgente a necessidade de capacitações, qualificações e estruturações físicas e emocionais para receberem crianças e adolescentes com autismo para o quadro de discentes da escola. Ao estar em contato com o aluno autista, é necessário ao professor planejar ações e estratégias pedagógicas para que todos os envolvidos possam superar as barreiras que venham a ocorrer no dia-a-dia na sala de aula e que a integração e inclusão deste aluno não seja um processo doloroso para os envolvidos. Visto que o autismo não tem cura, o indivíduo o levará consigo por toda a vida. Cabe, no entanto, aos profissionais da educação, mesmo sem a capacitação e a preparação necessárias, se adaptarem e buscar no autodidatismo as propostas pedagógicas que mais se aproximam da realidade do aluno autista. Como proposto neste trabalho, a Arte como uma das estratégias que possam contribuir neste processo de ensino e aprendizagem, é uma alternativa de inclusão desse aluno. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21028 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_105.pdf | 257,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.