Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21025
Título: Possíveis relações entre jogos, brincadeiras e o desenvolvimento motor na infância
Autor(es): Lima, Patrícia Lopes de
Orientador(es): Silva, Fausto Pinheiro da
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Jogos educativos
Aprendizagem por atividades
Psicologia do movimento
Learning strategies
Educational games
Active learning
Movement, Psychology of
Data do documento: 26-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LIMA, Patrícia Lopes de. Possíveis relações entre jogos, brincadeiras e o desenvolvimento motor na infância. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática os jogos e as brincadeiras como componente importante para o desenvolvimento motor infantil. Segundo Piccioni e Mata (2007), os jogos e as brincadeiras representam uma riqueza de conhecimentos históricos sobre o mundo e sobre si mesmo, contribuindo para o desenvolvimento de recursos cognitivos, motor, sócio afetivos, dentre outros benefícios. Diante disso o presente estudo teve como objetivo aprofundar o entendimento do termo desenvolvimento motor, tentando esclarecer sobre sua importância e suas diferentes fases, os fatores que influenciam no desenvolvimento motor, e ainda verificar a grande ligação e importância que há entre jogos e brincadeiras no desenvolvimento motor. Este trabalho foi caracterizado como uma pesquisa bibliográfica. Foi possível verificar neste estudo que as atividades lúdicas, jogos e brincadeiras, contribuem de forma positiva para o desenvolvimento motor, melhorando as capacidades físicas em geral, além de contribuir com a criatividade e o trabalho em equipe, sendo muito importante ser potencializadas no processo ensino-aprendizagem.
Abstract: This work had as thematic games and play as an important component for infant motor development. According Piccioni and Mata (2007), the games and the games represent a wealth of historical knowledge about the world and about themselves, contributing to the development of cognitive resources , motor, social emotional, among other benefits. Therefore this study aimed to deepen the understanding of the term motor development, trying to clarify its importance and its different phases, the factors that influence the development engine, and even check out the great importance and connection that exists between games and play in the development motor. This work has been characterized as a literature search. It was verified in this study that playful activities , games and activities, contribute positively to the development engine, improving physical abilities in general, and contribute to the creativity and teamwork is very important to be potentiated in the teaching - learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21025
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_70.pdf173,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.