Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21021
Título: Cinema como prática pedagógica
Autor(es): Cardoso, Vanessa Mendes
Orientador(es): Wrasse, Carlos Laercio
Palavras-chave: Ensino audiovisual
Pensamento crítico
Cultura e tecnologia
Audio-visual education
Critical thinking
Culture and technology
Data do documento: 9-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CARDOSO, Vanessa Mendes. Cinema como prática pedagógica. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A realização da presente pesquisa bibliográfica teve como elemento idealizador propor o “Cinema como prática pedagógica” como mais uma ferramenta pedagógica e estimular os educandos para uma nova visão sobre as técnicas cinematográficas. O objetivo central é proporcionar aos educandos a busca de informações sobre a produção cinematográfica, conhecer suas principais técnicas e despertar no aluno o gosto pelo Cinema através da reflexão, além do conhecimento específico do processo evolutivo da história do cinema tanto mundial e, principalmente, no cenário nacional. A leitura crítica da realidade, a operacionalidade dos equipamentos necessários para uma produção cinematográfica, os conceitos e a linguagem cinematográfica, além da pesquisa, do despertar a curiosidade e estimular a criatividade são, também, elementos constituintes de inserção educacional presente neste trabalho e em nossa expectativa como educando e acompanhadores dos processos inovadores voltados no auxílio das novas ferramentas dentro do contexto escolar. O Cinema como Prática Pedagógica entra na escola e busca compreender qual a articulação existente entre o cinema e as práticas pedagógicas, como o registro de imagens e som, cultura e mídia em comunicação, que atualmente circula no ambiente escolar dentro de toda essa mobilidade tecnológica. Vale salientar que o cinema não é uma solução para todos os problemas encontrados em sala de aula pelo professor, porém ele pode ajudar na assimilação desse processo, não é uma afirmação final, mas, é isto que pretende-se estudar neste trabalho.
Abstract: The realization of this literature review was to propose the creator element "Cinema as a pedagogical practice" as another educational tool and encourage the students to a new vision of the film techniques. The main objective is to provide students the search for information on film production, know its main technical and awaken in students a taste for Cinema through reflection, beyond the specific knowledge of the evolutionary process in the history of both world cinema and especially in national scene. The critical view of reality, the operation of equipment for a film production, the concepts and the language of film, in addition to research, arouse curiosity and stimulate creativity are also constituents of this educational development in this work and in our expectation as educating and accompanists of innovative processes aimed at support of the new tools within the school context. Cinema as Pedagogical Practice enters school and tries to understand what the existing relationship between the film and the pedagogical practices such as pictures and record sound, culture and media in communication, currently circulating in the school environment within such technological mobility. It is worth mentioning that the film is not a solution to all problems encountered in the classroom by the teacher, but it can help in the assimilation of this process, it is not a final statement, but this is what we intend to study this work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21021
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_128.pdf309,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.