Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21004
Título: Educação de valores humanos: um desafio que compete a todos
Autor(es): Silveira, Antonia Alves de Amorim
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Valores em adolescentes
Convivência
Educação
Values in adolescence
Fellowship
Education
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVEIRA, Antonia Alves de Amorim. Educação de valores humanos: um desafio que compete a todos. 2012. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivos analisar a aplicação de valores humanos dentro das escolas, verificando a sua importância na vida dos indivíduos, bem como se da a sua construção nas famílias, nas escolas e na sociedade. O ser humano precisa conviver com os demais, e quanto mais harmônica for essa convivência melhor será o mundo em que vivemos. Considerando a necessidade de estudo dessa questão, primeiramente buscou-se no referencial teórico uma base para se discutir questões tais como conceitos, formação e constituição de valores humanos, e em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo em quatro escolas do município de Paranavaí, sendo duas escolas estaduais e duas escolas particulares. A coleta de dados foi efetuada mediante a aplicação de questionário, buscando-se analisar a aplicação de valores humanos em sala de aula a partir de um cunho qualitativo, sendo que cada pergunta foi analisada individualmente, com resultados apresentados através de textos e gráficos, conforme a necessidade de cada questão. Enfim, a inserção de valores humanos na escola é de fundamental importância para uma melhor qualidade de vida nos relacionamentos humanos, em especial, no meio educacional, familiar e social, considerando todo o processo social pelo qual o homem irá passar ao longo de sua vida.
Abstract: The present study aimed to analyze the application of human values within schools, verifying its importance in the lives of individuals as well as of its construction in families, in schools and in society. The human need to socialize with others and the more harmonious coexistence is that the better the world in which we live. Considering the need to study this issue, primarily aimed at the theoretical one basis to discuss issues such as concepts, training and creation of human values, and then carried out a field study in four schools in the town of Paranavaí, two public schools and two private schools. Data collection was conducted through a questionnaire, seeking to analyze the application of human values in the classroom from a qualitative; each question was analyzed individually, with results presented through texts and graphics, as the need for each question. Finally, the inclusion of human values in school is fundamental to a better quality of life in human relationships, especially in the educational, social and family, considering all the social process by which man will pass along your life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21004
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2012_02.pdf371,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.