Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21000
Título: | Alfabetização e letramento na educação infantil |
Autor(es): | Cadan, Lucimara |
Orientador(es): | Santos, Nelson dos |
Palavras-chave: | Alfabetização Compreensão na leitura Crianças - Livros e leitura Crianças - Escrita Literacy Reading comprehension Children - Books and reading Children - Writing |
Data do documento: | 15-Dez-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | CADAN, Lucimara. Alfabetização e letramento na educação infantil. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo apresentar uma investigação sobre os conceitos de alfabetização e letramento na Educação Infantil, a fim de expor sua relevância para esta área. Foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com o objetivo de verificar como a alfabetização e o letramento devem ser trabalhados na Educação Infantil e o entendimento que o docente possui a respeito destes conceitos e como desenvolve sua prática educativa em torno da alfabetização e letramento. Nesta pesquisa a alfabetização e o letramento são apresentados como uma etapa muito importante na educação infantil, de acordo com a teoria sóciointeracionista que aponta pressupostos que dão embasamento para o desenvolvimento do processo na educação infantil, sem perder de vista a sua função de propiciar o desenvolvimento integral da criança por meio de práticas pedagógicas de cunho lúdico que contribuem nos processos de alfabetização e letramento. |
Abstract: | This paper aims to present an investigation into the concepts literacy and literacy in early childhood education in order to expose their relevance to it. Were performed literature search and field research with the goal of checking how literacy and literacy should be worked in early childhood education and the understanding that the teacher possesses about these concepts and how to develop their educational practice around literacy and literacy. In this research literacy and literacy are presented as a very important step in kindergarten according to socio-interactionist theory pointing assumptions that gives foundation to the development of the process of literacy and literacy in early childhood education, without losing sight of its function to foster the development of children through educational practices that contribute playful nature of the processes of literacy and literacy. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21000 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2012_11.pdf | 392,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.