Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20995
Título: A ludopedagogia na sala aula do 1.º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino como instrumento de alfabetização e letramento
Autor(es): Andrade, Maria Cleta dos Santos
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Atividades criativas na sala de aula
Estratégias de aprendizagem
Educação de crianças
Creative activities and seat work
Learning strategies
Early childhood education
Data do documento: 9-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ANDRADE, Maria Cleta dos Santos. A ludopedagogia na sala aula do 1.º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino como instrumento de alfabetização e letramento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a ludopedagogia na sala de aula do 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública. Por meio desta pesquisa objetivou-se identificar as contribuições do brincar no processo de Alfabetização e Letramento. Ensinar por meio da ludicidade é aceitar que o lúdico (jogos, brincadeiras) faz parte do universo da criança, e por intermédio de inúmeras brincadeiras da cultura infantil consegue ampliar seu repertório, seu vocabulário tornando-o mais rico e mais fluente por meio da memorização. O lúdico (jogos, brincadeiras) oportuniza a criança estabelecer associações, ampliar a rede de significados, compreender o mundo, além de possibilitar um melhor aprendizado de qualquer conteúdo inserido, contribuindo também para o desenvolvimento da sua personalidade. Foram selecionados como elementos metodológicos para enriquecer esta pesquisa, observações do cotidiano escolar, questionários com profissionais da educação. O resultado encontrado foi alicerçado em fundamentações de autores como Brito (2015), Friedmann (2012) Kishimoto (2011), Queiroz (2009), Antunes (2002) e outros autores principalmente aqueles que enfatizam o significado do lúdico, sua importância e utilização nas atividades pedagógicas em sala de aula.
Abstract: This work had as its theme the pedagogy in the classroom of the first year of Elementary School of the public network. The purpose of this research was to identify the contributions of playing in the process of Literacy and Literacy. To teach through playfulness is to accept that the playful (games, games) is part of the universe of the child, and through innumerable jokes of children’s culture can expand their repertoire, their vocabulary making it richer and more fluent through memorization . The ludic (games, play) allows the child to establish associations, expand the network of meanings, understand the world, and enable a better learning of any content inserted, also contributing to the development of his personality. They were selected as methodological elements to enrich this research, observations of daily school life, questionnaires with students, parents and education professionals. The result found was based on the foundations of authors such as Brito, Friedmann, Kishimoto, Queiroz , Antunes and other authors, mainly those who emphasize the meaning of playfulness, its importance and use in classroom teaching activities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20995
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ludopedagogiainstrumentoalfabetizacaoletramento.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.