Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20993
Título: O papel do professor diante do bullying na sala de aula
Autor(es): Oliveira, Willer Carlos de
Orientador(es): Gomes, João Enzio
Palavras-chave: Assédio nas escolas
Discriminação na educação
Professores - Atitudes
Hasassment in schools
Discrimination in education
Teachers - Attitudes
Data do documento: 30-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Willer Carlos de. O papel do professor diante do bullying na sala de aula. 2012. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como temática o papel do professor diante do bullying na sala de aula, tendo como objetivo verificar se os professores pesquisados possuem conhecimento adequado para ajudar na prevenção do bullying, e também se suas atitudes perante aos alunos podem ou não ocasionar situações propícias à pratica do bullying. Este trabalho aborda que o papel do professor não é somente o de prevenir e combater o bullying dentro da sala de aula, mas também mostra que as ações dos professores com os alunos podem gerar o bullying no cotidiano escolar. Os procedimentos metodológicos foram os estudos dos referenciais teóricos e a aplicação de questionários para professores do ensino fundamental e médio de uma escola pública e outra particular no Município de Cidade Gaúcha, Paraná.
Abstract: This work had as theme the teacher's paper before the bullying in the classroom, tends as objective verifies the researched teachers they possess appropriate knowledge to help in the prevention of the bullying, and also if their attitudes before to the students they can or not to cause favorable situations to he/she practices her/it of the bullying. This work approaches that the teacher's paper is not only inside it of to prevent and to combat the bullying of the classroom, but also display that the teachers' actions with the students can generate the bullying in the daily school. The methodological procedures were the studies of the theoretical referenciais and the application of questionnaires for teachers of the fundamental and medium teaching of a public school and other matter in the Municipal district of Cidade Gaúcha, Paraná.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20993
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2012_24.pdf239,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.