Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20967
Título: | Estratégia para o ensino das frações no sexto ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Matioli, Cristiane Elise Reich |
Orientador(es): | Sehn, Elizandra |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Jogos no ensino de matemática Estratégias de aprendizagem Mathematics - Study and teaching Games in mathematics education Learning strategies |
Data do documento: | 3-Out-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MATIOLI, Cristiane Elise Reich. Estratégia para o ensino das frações no sexto ano do ensino fundamental. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar as dificuldades apresentadas por 40 alunos de uma Escola Pública, no município de Foz do Iguaçu, em relação ao conteúdo das frações, e propor uma estratégia de ensino para tentar minimizar as dificuldades apontadas. Inicialmente foi realizada uma Avaliação Diagnóstica, a qual teve por objetivo apontar as principais dificuldades em relação a este conteúdo, em seguida foi proposto o jogo como estratégia mediadora para alcançar melhores resultados na aprendizagem das frações. Após a utilização do jogo, os alunos realizaram uma nova avaliação para verificar se houve progresso em relação à aprendizagem deste conteúdo. Os dados obtidos foram muito satisfatórios, pois ficou comprovado através dos resultados que os jogos contribuíram significativamente para o aprendizado desses alunos. Estes resultados levam-nos a concluir que os jogos são uma valiosa e expressiva estratégia de ensino devido a sua potencialidade para o desenvolvimento do pensar, da criatividade e autonomia dos alunos. |
Abstract: | This study aimed to investigate the difficulties presented by 40 students from a public school in the city of Foz do Iguaçu, in relation to the content of the fractions and propose a teaching strategy to try to minimize the difficulties pointed out. Initially, a Diagnostic Assessment, which aimed to point out the main difficulties for this content, then the game has been proposed as a mediator strategy to achieve better results in learning of fractions was performed. After using the game the students conducted a new assessment of whether there has been progress in relation to learning this content. The data obtained were very satisfactory, as was proved by the results that the games contributed significantly to the learning of these students. These results concluded that games are a valuable and significant teaching strategy due to its potential for the development of thinking, creativity and autonomy of students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20967 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_VII_2014_26.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.