Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20960
Título: | A função da literatura na formação de alunos leitores e no processo de aprendizagem |
Autor(es): | Martins, Dayane dos Santos |
Orientador(es): | Ribeiro, Janete Santa Maria |
Palavras-chave: | Crianças - Livros e leitura Estratégias de aprendizagem Incentivo à leitura Children - Books and reading Learning strategies Reading promotion |
Data do documento: | 12-Dez-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | MARTINS, Dayane dos Santos. A função da literatura na formação de alunos leitores e no processo de aprendizagem. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo discutir qual é a função da literatura na formação de alunos leitores e no processo de aprendizagem. Bem como destacou a importância da leitura para os alunos que estão iniciando o primeiro contado com a leitura o gosto pela leitura, o contato com os livros. A pesquisa teve como base a discussão teórica e o questionamento de entrevista direcionada a cinquenta alunos do 2º ano, de cinco escolas públicas Municipais da região do bairro Morumbi de Foz do Iguaçu. Na última década a educação brasileira tem dado um salto na qualidade do ensino dentro das instituições de ensino, pois tem cada vez mais se preocupado em garantir uma educação de qualidade e para todos. Portanto, a presente pesquisa discute como e por que a literatura pode ajudar na transformação individual do sujeito. Partindo da hipótese de que os livros destinados para o publico infantil é um instrumento que propicia o desenvolvimento do pensamento critico, imaginário, o prazer pela leitura e é um instrumento valioso no processo de aprendizagem e no incentivo e gosto pela leitura. Faz uma problematizarão dos aspectos teóricos e a importância da literatura para a formação do sujeito. Bem como se está sendo inseridos os livros como ferramenta didática nas salas de aula, onde o processo de leitura e letramento está sendo desenvolvidos. A temática discute como os professores podem ser mero reprodutor que apenas transmite o conhecimento pronto, e não se preocupa com o novo, mas sim, se acomoda com conteúdos sem significados. Sendo é importante abordar as dificuldades encontradas das instituições, tendo em vista que o Brasil está alicerçado num modelo que visa desenvolver o pensamento passivo e sujeitos incapazes de questionar as relações de poder do estado. Vale ressaltar que há instituições preocupadas que acreditam na educação com um espaço que propicia o gosto pela leitura, desenvolvendo o pensamento critico, a criatividade e respeitando as habilidades individuais de cada um. |
Abstract: | This work aims to show what is the function of literature in the formation of readers and learners in the learning process. And stressed the importance of reading to students who are counted starting with the first reading love of reading, contact with books. The research was based on a theoretical discussion and questioning directed to interview fifty students of 2nd year, five public schools of the Municipal Morumbi neighborhood of Foz do Iguaçu region. In the last decade the Brazilian education has taken a leap in the quality of education within educational institutions, it has become increasingly concerned about ensuring a quality education for all and. Therefore, this research discusses how and why literature can help in transforming the individual subject. Assuming that the books provided for the child audience is an instrument that fosters the development of critical thinking, imagination, the pleasure of reading is a valuable tool in the learning process and the encouragement and love of reading. Make an inquiry on the theoretical aspects and the importance of literature for the formation of the subject. And if the books as a teaching tool is inserted in the classrooms, where the process of reading and literacy is being developed. The topic discusses how teachers can be mere breeder who only imparts knowledge ready, and do not worry with the new, but rather settles with content without meanings. Being is important to address the difficulties of institutions, considering that Brazil is founded on a model that aims to develop the passive subject and thought incapable of questioning the power relations of the state. It is noteworthy that there are institutions concerned with education who believe in a space that fosters a love of reading, developing critical thinking, creativity, and respecting the individual skills of each. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20960 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_VII_2014_29.pdf | 548,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.