Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20943
Título: A utilização das mídias nas aulas de filosofia no ensino médio
Autor(es): Oliveira, Keila de
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Filosofia
Tecnologia
Teaching - Aids and devices
Philosophy
Technology
Data do documento: 23-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Keila de. A utilização das mídias nas aulas de filosofia no ensino médio. 2012. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Nas aulas de Filosofia, na maioria dos colégios, existe pouca comunicação entre professor e alunos e vice-versa. A linguagem, como recurso comunicativo, ainda se limita à fala do professor nas explicações das aulas, e do aluno ao responder às perguntas do professor. O registro escrito é o mais utilizado, uma vez que a resolução de atividades predomina. Outros recursos, como a música, a dramatização e produção de textos são pouco utilizados nesta área do conhecimento. Ler, escrever e resolver atividades são consideradas habilidades básicas para a aprendizagem da filosofia, porém se estas habilidades não são desenvolvidas e fortalecidas por meio de sua aproximação com outros recursos como a utilização das mídias, o desenvolvimento de conceitos filosóficos acaba sendo prejudicado. A presente pesquisa procurou demonstrar quais são os recursos tecnológicos usados nas aulas de filosofia do ensino médio e como estes repercutem no processo ensino-aprendizagem. Através de uma pesquisa exploratória, o presente estudo procurou fundamentar o assunto em questão, ligando a disciplina de Filosofia à tecnologia de mídias. E, utilizando a pesquisa de campo, procurou demonstrar a visão e atitudes de professores de Filosofia com relação à utilização das mídias.
Abstract: In philosophy classes in most colleges, there is little communication between teacher and students and vice versa. The language as communicative resource, is still limited to the teacher speaks in explanations of classes, and the student to answer questions from the teacher. The written record is the most used, since the resolution of activity predominates. Other resources, such as music, drama and texts are rarely used in this area of knowledge. Reading, writing and solving activities are considered basic skills for learning philosophy, but if these skills are not developed and strengthened through their approach with other features such as the use of media, the development of philosophical concepts ends up being harmed. This study sought to demonstrate what are the technological resources used in philosophy classes in high school and how these affect the teaching-learning process. Through an exploratory research, this study sought to substantiate the issue at hand, calling the discipline of philosophy to technology media. And, using field research, sought to demonstrate the vision and attitudes of teachers of philosophy regarding the use of media.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20943
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VI_2012_12.pdf195,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.