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Título: A inclusão escolar do aluno surdo
Autor(es): Costa, Daniela Cristina Mendes da
Orientador(es): Lopes, Silvana Mendonça
Palavras-chave: Surdos
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Deaf
Inclusive education
Mainstreaming in education
Data do documento: 6-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: COSTA, Daniela Cristina Mendes da. A inclusão escolar do aluno surdo. 2014. 36 f Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi fazer um levantamento sobre as dificuldades encontradas pelos docentes na inclusão de alunos surdos, e investigar a formação obtida pelos docentes durante a graduação. A pesquisa desenvolvida foi um estudo de caso com a equipe docente do Colégio Estadual da região central de Foz do Iguaçu. A escolha da instituição deveu-se ao fato dela possuir uma demanda elevada de alunos surdos e, portanto, possuir uma grande experiência nesse atendimento escolar. Para embasar as discussões foram utilizados vários autores, dentre eles SASSAKI (2003), SKLIAR (2006) e CARVALHO (2008), destacando os parâmetros propostos para que o processo da inclusão seja bem sucedido, e todo o processo legal que a torna obrigatória nas escolas regulares. Traz também a abordagem indispensável sobre a cultura surda tão desconhecida pela maioria dos ouvintes e profissionais da educação. Através da pesquisa de campo procurou-se verificar quantos docentes estão efetivamente trabalhando em sala de aula com a visão da inclusão.
Abstract: El objetivo de este estudio fue realizar un estudio sobre las dificultades que encuentran los profesores en la inclusión de estudiantes sordos y la cualificación obtenidos por los profesores durante la graduación em este tema. La encuesta se desarrolló con un estudio de caso del personal docente de un Colégio Estadual en Foz do Iguaçu, la elección de la institución fue debido al hecho de que tiene una gran demanda de estudiantes sordos y por lo tanto tienen una amplia experiencia en la asistencia en la escuela. Para apoyar las discusiones fueron utilizados varios autores entre ellos Sassaki (2003), Skliar (2006) y Carvalho (2008) destacando que el proceso propuesto para la inclusión y los parámetros de éxito, y todo el proceso legal que obliga a esta metodología en las escuelas. También trae el enfoque esencial para la cultura sorda tan desconocida por la mayoría de los oyentes y los profesionales de la educación. A través de la investigación de campo buscó cuantificar los maestros que están en realidad trabajando en el aula con la visión de inclusión.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20933
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