Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20928
Título: O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro
Autor(es): Barros, Arnaldo Xavier de
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Aprendizagem
Metodologia
Tecnologia educacional
Learning
Methodology
Educational technology
Data do documento: 23-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BARROS, Arnaldo Xavier de. O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Esta pesquisa mostra os caminhos da educação à distância no Brasil e no mundo contemporâneo, abordando desde a criação deste método de ensino até sua utilização nos dias atuais. Hoje a tecnologia da informação foi incorporada e tornou possível a formatação e adaptação dos métodos de educação à distância ás condições e limitações do aluno, muitos por não se adaptarem ao horário regular para estudar, ou pelas suas localizações, acabam ficando fora do alcance de universidades convencionais. Com a evolução tecnológica ead se tornou uma ferramenta de ensino plenamente viável, tendo em vista que seu lastro de alcance é algo continental, e que permite à instituição de ensino expandir os cursos além das fronteiras sem incorrer nas mesmas limitações de uma instituição convencional, que aplica o ensino apenas em seus limites físicos. O texto explora o método de ensino no contexto geral e ainda observa pormenores em uma unidade de ensino o polo UAB Ibaiti PR, observados números e os dados estatísticos da unidade em questão, reafirmando os resultados práticos apresentados pelo local de pesquisa. Para avaliar o sistema ead foi elaborado um questionário com sete questões, a fim de coletar dados sobre o nível de satisfação dos alunos com a estrutura tecnológica, tutoria, material pedagógico entre outros. O questionário foi aplicado por meio de email e via presencial no polo de Ibaiti, utilizando técnicas de pesquisa de campo, com sete questões avaliando a estrutura do polo ead UAB de Ibaiti.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20928
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_18.pdf4,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.