Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20924
Título: O ato de alfabetizar: percepção das professoras alfabetizadoras de uma escola particular do município de Ibaiti/PR
Autor(es): Leite, Carina de Sousa Peres
Orientador(es): Rovaris, Nelci Aparecida Zanette
Palavras-chave: Alfabetização
Professores alfabetizadores
Educação de crianças
Literacy
Reading teachers
Early childhood education
Data do documento: 1-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LEITE, Carina de Sousa Peres. O ato de alfabetizar: percepção das professoras alfabetizadoras de uma escola particular do município de Ibaiti/PR. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como elemento norteador a percepção de alfabetizadoras de uma escola particular em relação aos métodos que são postos a serviço do educador no processo de “alfabetização”. Partindo do princípio de que a alfabetização é de suma importância na formação e no desenvolvimento educacional de uma criança, esta é a principal função da escola que é o ensinar as primeiras letras, o prazer em ensinar a aprender a ler e o escrever, tão precioso na vida de cada ser humano. Viu-se no decorrer da pesquisa que são diversos as técnicas, métodos e tendências conceituais que auxiliam os procedimentos pedagógicos do professor. Não é pretensão deste trabalho chegar há um ponto final, e indicar qual o melhor método ou forma de alfabetizar, mas somente, conhecer quais são as percepções dos professores do 1º ano do ensino fundamental – séries iniciais de uma escola particular do Município de Ibaiti sobre a alfabetização de seus educandos. A presente pesquisa teve o caráter de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com cinco professoras de alfabetização, com o preenchimento de um questionário com perguntas abertas. Observou-se no levantamento de dados que a maioria das pesquisadas não tem profundidade e conhecimento no que tange aos conceitos técnicos e suas diferenciações dos métodos pedagógicos. Ainda, percebeu-se que o sistema tradicional ainda impera nos meandros das salas de aulas, mas as respostas das colaboradoras (discurso) foram no sentido que todas estão voltadas para o sistema metodológico construtivista.
Abstract: The present work has as a guiding element perception of literacy from a public school in the methods which are placed at the service of the educator in the "literacy" process. Assuming that literacy is the most basic importance in the training and educational development of a child, then this is the main function of the school when teaching the basics, happy to teach, learn, read and write, things that are so precious in the life of every human being. It was observed during the research that there are various techniques, methods and conceptual trends that assist the pedagogical practices of the teacher. Do not claim that this work is to get there as an end point, and indicate the best method or form of literacy, but only to show the historical currents, the conceptual bases and being employed in the educational process at the present time, and, besides observing what are the perceptions of teachers of the 1st year of primary school - early grades in a private school in the Municipality of Ibaiti/PR have these practices in their teaching strategy, and an analysis of what are the methods that are being appropriated by them as a guidance in basic training the literacy of their students. This research has the character of literature and field research with five teachers of literacy, which was proposed to fill in a questionnaire with open questions. Observed in the survey data was that the majority of participants do not have depth and knowledge regarding the technical concepts and their distinctions in the teaching methods. We can still observe that the traditionalist system still prevails in the intricacies of the classrooms, but the answers were the collaborators in the sense that are all focused on the constructivist methodological system.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20924
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_16.pdf441,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.