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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20920
Título: | A influência do vínculo afetivo na prática pedagógica da educação especial |
Autor(es): | Santos, Cleonice Ceciliano da Rocha |
Orientador(es): | Periotto, Fernando |
Palavras-chave: | Afeto (Psicologia) Ensino Atividades criativas na sala de aula Affect (Psychology) Teaching Creative activities and seat work |
Data do documento: | 25-Out-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SANTOS, Cleonice Ceciliano da Rocha. A influência do vínculo afetivo na prática pedagógica da educação especial. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | O trabalho destaca a importância da afetividade no processo de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual e múltipla, analisando e refletindo sobre os aspectos socioafetivos para o desenvolvimento do mesmo e o processo ensino-aprendizagem na educação especial, com enfoque na importância da afetividade como recurso motivacional para a relação professor-aluno, visto que, a escola de forma geral deve possibilitar ao aluno um desenvolvimento afetivo que lhe proporcione liberdade de expressão e interação social e o leve à construção de sua autonomia, respeitando suas especificidades. Partindo desse contexto, o professor deve conhecer melhor a realidade de seus alunos, de seus familiares e de sua comunidade escolar, possibilitando em seu ambiente de trabalho uma investigação preventiva a fim de reconhecer e analisar qual a melhor conduta a ser tomada frente a um problema. O presente trabalho abordou uma pesquisa de campo, com base na visão de alguns teóricos entre eles Wallon, Vygotsky e Piaget, relatando a importância do afeto na relação professor-aluno e família no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que é a pedagogia do afeto no processo educativo que norteia a conduta do educando na vida pessoal e social de cada indivíduo. |
Abstract: | The work highlights the importance of affect in the learning of a student with a intellectual and multiple disabilities process, analyzing and reflecting on the social-affective for its development and the teaching and learning in special education, focusing on the importance of affective aspects as motivational resource for the teacher-student relationship, as the school generally must provide the student an affective development that gives you freedom of expression and social interaction and leads to the construction of their autonomy, respecting their specificities. From this context, the teacher must better understand the reality of their students, their families and their school community, interando their needs, enabling on your desktop a preventative research to recognize and analyze how best to conduct be taken before a problem. This work addressed a search field, based on the view of some theorists including Wallon, Vygotsky and Piaget, reporting the importance of affect in teacher-student relationship and family in the teaching-learning process, since it is the pedagogy of affect in educational process that guides the conduct of the student's personal and social life of every individual. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20920 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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