Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20903
Título: O professor de língua portuguesa no ensino superior: considerações a cerca da utilização da tecnologia
Autor(es): Zanotelli, Cátia Luiza
Orientador(es): Carvalho, Andriele de Prá
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Didática
Professores universitários
Educational technology
Didatics
College teachers
Data do documento: 22-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ZANOTELLI, Cátia Luiza. O professor de língua portuguesa no ensino superior: considerações a cerca da utilização da tecnologia. 2013. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Admitimos que ainda há contestações entre os docentes em torno da educação com as novas tecnologias da informação e comunicação nas práticas educacionais mesmo no Ensino Superior e que a produção oral ou escrita é o principal meio de comunicação do ser humano. Deste fato, propomos com este trabalho esclarecer aos docentes que a intervenção tecnológica e a produção textual tendem a ser elementos conjuntos para o ensino-aprendizagem no ensino superior. Nosso estudo está fundamentado com uma introdução sobre o contexto do Ensino Superior atual que investiga desde o perfil do professor até ao do aluno, bem como o significado de texto, variação linguística e o avanço da tecnologia no mundo. No que se refere à metodologia de trabalho, foi desenvolvida a pesquisa bibliográfica qualitativa, uma análise por questionários destinados aos professores que lecionam a língua portuguesa no ensino superior nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial, bem como para os alunos dos respectivos cursos, e, a reflexão sobre todo o material pesquisado e coletado. Os resultados demonstram que os profissionais da educação acadêmica, excepcionalmente, devem se adaptar às novas formas de aprendizagem, da educação continuada e da formação constante, pois a imensa gama de informação obriga o educador a reavaliar as estratégias pedagógicas em uso, as capacidades ambicionadas de seus alunos, bem como o papel que exercem frente às metodologias de ensino, as quais sempre deverão abordar a produção textual em diversos contextos e formas.
Abstract: Reconocemos que aún hay disputas entre los maestros sobre la educación con las nuevas tecnologias de la información y la comunicación en las práticas educativas en la educación superior e incluso la producción oral o escrita es el medio principal de comunicación humana. A partir de esto, se propone em este trabajo, aclarar los professores que la intervención tecnológica y la producción de elementos textuales Suelen ser coleciones para la enseñanza y el aprendizaje en la Educación Superior. Nuestro estúdio se basa en una introducción sobre el contexto de la actual investigación de la educación superior ya que el perfil del profesor al alumni, así como el significado del texto, la variación linguística y el avance de la tecnología em e mundo. Con respecto a la metodología de trabajo, fue revisado la teoria, se desarrolló cuestionarios cualitativos de análisis para los profesores que enseñan la Lengua Portuguesa en los cursos de educación superior en Administración, Contabilidad y Dirección de negocios, así como para los estudiantes de los respectivos cursos y la reflexión sobre el material investigado y recogido. Los resultados muertram que los profesionales de la educación académica, excepcionalmente, deben adaptarse a las nuevas formas de aprendizaje, educación continua y capacitación constante, debido a la amplia gama de información que obliga el educador reevaluar las estrategias de enseñanza utilizadas, las capacidades de sus alunos, así como el papel que juegan en contra de la metodologia de la enseñanza, que siempre deberan trabajar de la producción textual en diferentes formas y contextos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20903
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_15.pdf441,03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.