Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20893
Título: Motivação com o uso da ludicidade no ensino da gramática da língua inglesa
Autor(es): Tasca, Odete da Glória Oliveira
Orientador(es): Gasparin, Priscila Pigatto
Palavras-chave: Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Jogos educativos
Estratégias de aprendizagem
Motivação na educação
Language and languages - Study and teaching
Educational games
Learning strategies
Motivation in education
Data do documento: 23-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: TASCA, Odete da Glória Oliveira. Motivação com o uso da ludicidade no ensino da gramática da língua inglesa. 2013. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática a ludicidade no ensino da gramática da língua inglesa, o qual é essencial para a aprendizagem da língua em questão. Acredita-se que com o uso da metodologia lúdica, o aprendizado da gramática é facilitado ao aluno. Sendo assim, o questionamento que impulsionou essa pesquisa foi se, realmente, a fase inicial do percurso didático, denominada por Mezzadri (2003) como Motivação, é importante no ensino da gramática da língua inglesa. Para responder a esse propósito investigativo, o objetivo é refletir sobre o ensino e aprendizagem da gramática da língua inglesa na fase Motivação da Unidade didática, propondo em seguida, atividades lúdicas para o assunto. Recorre-se então ao seguinte aporte teórico: Mezzadri (2003), Danesi (1998), Balboni (1994), Andorno (2003), Freddi (2002) e Caon e Rutka (2004), que tratam das questões da glottodidattica, UD e suas fases, ensino da gramática e atividades lúdicas para o ensino/aprendizagem da gramática da língua inglesa. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica e interpretativista sobre o trabalho com o ensino da gramática da língua inglesa na citada fase da UD, fazendo uso da metodologia lúdica, com intuito de ressaltar este recurso como elemento motivador. Por meio das teorias discutidas, observou-se que na fase Motivação é possível inserir a gramática de forma descontraída, facilitando a aprendizagem. Fazendo uso desta metodologia de ensino, o filtro afetivo do aprendizado do aluno da língua inglesa não será alterado.
Abstract: This work had as theme the playfulness in the teaching of English grammar, which is essential for learning the language in question. It is believed that with the use of ludic methodology, learning grammar is facilitated to the student. Thus, the question that drove this research was if indeed, the initial phase of the didactic course, which is named by Mezzadri like Motivation, is important in the teaching of English Grammar. To answer this investigative purpose, the goal is to reflect about the teaching and learning of English grammar during the Unit didactic Motivation proposing then play activities for the subject. Then it is resorted to the following theoretical: Mezzadri (2003), Danesi (1998), Balboni (1994), Andorno (2003), Freddi (2002) and Caon and Rutka (2004), who explore issues of glottodidattica , UD and its phases, teaching grammar and fun activities for the teaching/learning of English grammar. It is, therefore, a bibliographical and interpretive search about the teaching of English grammar in the cited phase of UD, making use of ludic methodology, with the objective of emphasize this feature like a motivator element. Through the theories discussed, it was observed that during Motivation is possible to insert the grammar in a relaxed way, facilitating learning. Making use of this teaching methodology, the affective filter of student learning of the English language will not be changed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20893
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_124.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.