Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20892
Título: O lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança
Autor(es): Orfan, Neusa Maria Marques Nogueira
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Psicologia do movimento
Jogos educativos
Capacidade motora em crianças
Movement, Psychology of
Educational games
Motor ability in children
Data do documento: 27-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ORFAN, Neusa Maria Marques Nogueira. O lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança. 2014. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática um estudo sobre a ludicidade como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança. A psicomotricidade é vista como um instrumento capaz de auxiliar a criança a superar dificuldades em sala de aula e também de proporcionar aos alunos algumas condições mínimas para alcançar um bom desempenho escolar, contribuindo para que a criança supere dificuldades e inadaptações relacionadas à leitura e escrita nos primeiros anos de sua escolaridade. O objetivo desta pesquisa foi apresentar a concepção sobre o lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento e na aprendizagem infantil, refletindo sobre o lúdico como recurso pedagógico direcionado ao desenvolvimento psicomotor, discutindo a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança e estimulando reflexões sobre o papel do educador em sua prática pedagógica. Uma ação pedagógica faz-se necessária, pois a escola busca a melhoraria da qualidade de ensino promovendo uma aprendizagem mais significativa. Portanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, através de livros, sites, revistas e artigos buscando conhecimento, fundamentação teórica objetivando nortear o trabalho de profissionais que atuam com crianças em idade escolar.
Abstract: This work was themed as a study of playfulness as a teaching resource in the psychomotor development of the child. The psychomotor is seen as an instrument to help the child overcome difficulties in the classroom and also provide students with some minimal conditions to achieve good school performance, helping the child overcome difficulties and inadequacies related to reading and writing in first years of their schooling. The objective of this research was to present the conception about the play as a teaching resource in the development and early learning, reflecting on the play as a pedagogical resource directed to psychomotor development, discussing the importance of psychomotor development of the child and stimulating reflections on the role of the educator in their practice. A pedagogical action is necessary because the school seeks to improve the quality of education by promoting a more meaningful learning. Therefore, a literature search was performed, through books, websites, magazines and seeking knowledge, theoretical foundation aiming to guide the work of professionals who work with school-age children.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20892
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_122.pdf214,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.