Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20883
Título: A importância da afetividade no ensino aprendizagem
Autor(es): Boscarato, Rosinéia Arneiro
Orientador(es): Hellmann, Liliane
Palavras-chave: Educação afetiva
Crianças - Desenvolvimento
Aprendizagem
Affective education
Child development
Learning
Data do documento: 8-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BOSCARATO, Rosinéia Arneiro. A importância da afetividade no ensino aprendizagem. 2014. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de ratificar a importância do afeto nos processos de ensino aprendizagem, compreendendo o dia a dia do professor e aluno, no contexto escolar e as possíveis relações afetivas na sala de aula. Quando o aluno vem para a escola, já traz consigo uma bagagem de conhecimento materno, que pode influenciar nos aspectos cognitivos. A criança que foi formada com amor terá um melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem, e a criança que sofreu algum trauma na infância ou abandono, não terá o mesmo desempenho e rendimento. A escola deve proporcionar ao aluno um ambiente de reflexão sobre a vida num todo, contribuindo assim numa consciência crítica e transformadora, oferecendo além dos materiais didáticos e pedagógicos, outros recursos relacionados ao bem estar afetivo de cada aluno, para que o mesmo possa refletir sobre a vida e seus aspectos. Através de algumas estratégias pedagógicas o professor poderá se aproximar do aluno, e trabalhar a parte afetiva, questionando sobre sua historia de vida, sua família e tudo o que se relaciona com ele. Por meio desta pesquisa observou-se que a afetividade é uma peça fundamental para o desempenho educacional, e que a criança precisa de amor, afeto, carinho, diálogo, atenção, para poder construir sua identidade e conhecimento, e que todos estes fatores contribuem e influenciam com bastante importância no ensino aprendizagem.
Abstract: This work was developed with the purpose of obtaining information about affective relationship, the aspects and processes of teaching and learning, including the daily teacher and student in the school context and possible affective relationships in the classroom. When the student comes to school already brings with it a baggage mother's knowledge, which can affect the cognitive aspects. The child that was formed with love will have a better development in the teaching learning process, and the child suffered some childhood trauma or neglect, will not have the same performance and yield. The school must provide the student with an environment of reflection on life as a whole, thus contributing a critical consciousness and transformative , offering beyond the textbooks and teaching materials, other resources related to emotional well-being of each student , so that it can reflect on life and its aspects. Through some teaching strategies the teacher can approach the student and work part affective questioning about his life story, his family and everything that relates to it. Through this research it was observed that the affection is a critical piece to the educational performance, and that the child needs love, affection, dialogue, attention, in order to build their identity and knowledge, and that all these factors contribute and influence quite important in teaching learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20883
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_76.pdf212,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.