Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20877
Título: | A carência de material didático para o ensino de geografia do Paraná - nas séries finais no ensino fundamental |
Autor(es): | Nunes, Roseny Gomes |
Orientador(es): | Obana, João Enzio Gomes |
Palavras-chave: | Geografia - Estudo e ensino Livros didáticos Ensino - Metodologia Geography - Study and teaching Textbooks Teaching - Methodology |
Data do documento: | 14-Dez-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | NUNES, Roseny Gomes. A carência de material didático para o ensino de geografia do Paraná - nas séries finais no ensino fundamental. 2013. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
Resumo: | O trabalho de pesquisa teve como finalidade relatar sobre a carência de material didático para o ensino de Geografia no Estado do Paraná nas séries finais do ensino fundamental, identificando os materiais didáticos e metodologias utilizadas pelos professores para o ensino nas escolas estaduais no centro ocidental no Estado do Paraná. Foram entrevistados dez professores da rede pública da disciplina de Geografia que responderam a um questionário sobre como ministravam suas aulas e sobre a disponibilidade de materiais sobre a Geografia do Paraná. Dessa forma, com a realização do trabalho e com a entrevista, percebeu-se o anseio dos professores quanto a importância do ensino da Geografia do Paraná e a dificuldade que encontram no dia a dia pela carência de materiais didáticos, uma vez que o assunto não está presente nos livros didáticos utilizados nas escolas da rede pública. |
Abstract: | The research work aims to report on the lack of didactic material for the teaching of Geography of Paraná in the final grades of elementary school, identifying the teaching materials and methodologies used by teachers for its teaching in state schools in the western center in the State of Paraná. Ten teachers were interviewed from public schools in the discipline of Geography who responded to a questionnaire about how they ministered their classes and on the availability of materials about the Geography of Paraná. This way, with the completion of the work and with the interview, it was noted the desire of teachers on the importance of teaching Geography of Paraná and the difficulty they encounter in daily life by the lack of didactic material, since the matter is not is present in the textbooks used in public schools. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20877 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_2014_2_75.pdf | 175,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.