Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20855
Título: O lúdico e o desenvolvimento: a importância do brinquedo e da brincadeira segundo a teoria Vigotskiana
Autor(es): Scherer, Anelize Severo
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Jogos de fantasia
Interação social na infância
Percepção em crianças
Fantasy games
Social interaction in children
Perception in children
Data do documento: 23-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SCHERER, Anelize Severo. O lúdico e o desenvolvimento: a importância do brinquedo e da brincadeira segundo a teoria Vigotskiana. 2013. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O lúdico é parte do cotidiano infantil e através do faz de conta, a criança cria seu mundo próprio, imitando sua vivencia com os adultos. Ao ser inserido na escola, sua rotina muda, incumbindo ao professor ter a sensibilidade e a missão de ser o mediador nos processos de ensino e de aprendizagem, sem excluir o lúdico. Assim, o presente trabalho monográfico teve o objetivo abordar a importância do brinquedo e da brincadeira para o desenvolvimento da criança na educação infantil, de acordo com a teoria educacional de Vygotsky. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no qual foram feitos levantamento e análise da bibliografia que tratam do tema abordado e foram discutidos os conceitos de brinquedo e brincadeira e da importância desses na educação.
Abstract: The playful child is part of everyday life and through the make-believe, the child creates his own world, imitating their experiences with adults. When inserted in school, change your routine, instructing the teacher to have the sensitivity and mission to be the mediator in the processes of teaching and learning, without excluding the playful. Thus, this monograph aimed to address the importance of play and toy for child development in early childhood education, according to Vygotsky's educational theory. Therefore, we performed a literature search in which they were made survey and analysis of the literature dealing with the issue addressed and discussed the concepts of toy and play and the importance of such education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20855
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_10.pdf176,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.