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Título: Os jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem da matemática
Autor(es): Segantini, Paulo Henrique
Orientador(es): Camicia, Rafaela Greici da Motta
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Jogos educativos
Aprendizagem por atividades
Mathematics - Study and teaching
Learning strategies
Educational games
Active learning
Data do documento: 22-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SEGANTINI, Paulo Henrique. Os jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2013. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática o lúdico no ensino da matemática, demonstrando que são grandes os desafios dos professores no processo de ensino-aprendizagem desta disciplina. O trabalho teve seu fundamento partindo da história da matemática que está presente em nossas vidas, passando pelos jogos que propiciam a interação e o confronto entre diferentes formas de pensar, o papel do professor, que demonstra a total interação com os alunos, o lúdico, que aborda o desenvolvimento e o estímulo das habilidades da criança e as atividades lúdicas, que é o instrumento de aprendizagem para alunos e educadores. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa de caráter experimental que exploram as técnicas de observação. A população-alvo foram os alunos das salas de apoio. Na coleta de dados, foram utilizados questionários com 10 professores de matemática que lecionam no ensino fundamental, médio e também nas salas de apoio. Já com os alunos foram utilizados experimentos com jogos. Os dados foram analisados através de gráficos. Nas considerações finais, após as análises e conclusões, vemos que os alunos precisam visualizar e experimentar outras formas de assimilar conteúdos e por isso a importância de usar métodos como a ludicidade no que se tratar em ensinar a matemática. Aprender a matemática de forma lúdica não é perder tempo e sim despertar no aluno uma forma diferente de assimilar conteúdos através da criatividade, do interesse e de compreender o processo que leva ao resultado.
Abstract: This work had as its theme the playful in the teaching of mathematics, demonstrating that large are the challenges of teachers in the teaching-learning process of this discipline. The work had its foundation from the history of mathematics that is present in our lives, through the games that encourage interaction and confrontation between different ways of thinking, the role of the teacher, which demonstrates the total interaction with students, the playful, which addresses the development and stimulation of the child's abilities and playful activities, which is the instrument of learning for students and educators. The methodology used is the qualitative research of experimental character that explore the techniques of observation. The target population were students of support rooms. In data collection, questionnaires were used with 10 math teachers who teach at the elementary, middle, and also in support rooms. The students were used experiment with games. Data were analyzed through graphs. In closing remarks after the analyses and conclusions, we see that students need to visualize and experiment with other forms of assimilating contents and the importance of using methods like the playfulness in working in teaching mathematics. Learn the mathematics of playful way is not wasting time and Yes awakening in students a different way of assimilating contents through creativity, interest and to understand the process that leads to the result.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20842
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