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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20805
Título: | Jogos pedagógicos na educação infantil |
Autor(es): | Tavares, Maria Izabel dos Santos |
Orientador(es): | Hellmann, Liliane |
Palavras-chave: | Crianças - Desenvolvimento Educação de crianças Estratégias de aprendizagem Jogos educativos Child development Early childhood education Learning strategies Educational games |
Data do documento: | 26-Mar-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | TAVARES, Maria Izabel dos Santos. Jogos pedagógicos na educação infantil. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática o estudo sobre o trabalho com jogos na educação infantil. Quando o professor organiza sua ação educativa, levando o jogo como um instrumento para atingir determinados objetivos ele passa a ter a característica de material pedagógico e a criança ao brincar cria uma atividade imaginária capaz de despontar como um instrumento poderoso no processo de seu desenvolvimento. A criança colocada diante de situações lúdicas pode apreender a estrutura lógica da realidade por meio da brincadeira e, deste modo se apropria. Sendo assim, o objetivo desse trabalho foi pesquisar e apresentar os jogos como recursos pedagógicos ligados à produção do conhecimento e à ludicidade, permitindo a exploração e a construção do conhecimento da criança estabelecendo a diferença entre os jogos de regras, os jogos recreativos e as brincadeiras de faz-de-conta, que vem se intensificando na escola e têm mostrado eficácia no desenvolvimento dos processos cognitivos dos educandos. A metodologia utilizada no desenvolvimento desse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica e também uma pesquisa de campo realizada em um dos centros de educação infantil no município de Nova Londrina, com propósito de coletar dados para análise das concepção dos professores que atuam na etapa da educação infantil a respeito do trabalho com a ludicidade, especificando o trabalho com jogos. O resultado desta pesquisa foi positivo, pois há o entendimento das educadoras infantis sobre o que são os jogos pedagógicos e sua importância no desenvolvimento das crianças. |
Abstract: | This work was thematic study on working with games in early childhood education. When the teacher organizes its educational action, taking the game as a tool to achieve certain goals he happens to have the feature of teaching materials and child at play creates an imaginary activity to emerge as a powerful tool in the development process. The child placed before play situation can grasp the logical structure of reality through play and thus appropriates. Thus, the aim of this study was to investigate and present the games as learning resources linked to the production of knowledge and playfulness, allowing exploration and knowledge building child establishing the difference between the rules of games, recreational games and pranks make -believe, which has intensified in school and have shown efficacy in the development of the cognitive processes of learners. The methodology used in developing this study was a literature search and also a field research in one of the early childhood education centers in the city of New London, for the purpose of collecting data for analysis of the design of the teachers who work in the stage of early childhood education about work with playfulness, specifying work with games. The research result is positive, because there is the understanding of the children's teachers about what are the educational games and their importance in the development of children. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20805 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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