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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20804
Título: | A pedagogia histórico crítica no estado do Paraná, o caminho até as DCEs da disciplina de educação física |
Autor(es): | Pigosso, Fernando Roberto Souza |
Orientador(es): | Bortoloto, Claudimara Cassoli |
Palavras-chave: | Educação física - Legislação Currículos Pedagogia crítica Physical education and training - Law and legislation Education - Curricula Critical pedagogy |
Data do documento: | 14-Dez-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | PIGOSSO, Fernando Roberto Souza. A pedagogia histórico crítica no estado do Paraná, o caminho até as DCEs da disciplina de educação física. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática a discussão do percurso e a análise do processo de construção das Diretrizes Curriculares do Estado Paraná (DCEs) com a realização de um resgate histórico e metodológico. Pretendeu-se verificar a relação o caminho percorrido pela educação do Paraná, partindo das teorias criticas e as correntes pedagógicas existentes nas práticas pedagógicas da Educação Física até a criação do documento norteador da Educação nesse Estado, em espacial da Educação Física através da consolidação das DCEs. Trata-se, portanto de uma pesquisa bibliográfica, de forma a estabelecer um amplo diálogo com as referências utilizadas que trataram dessa temática. O fim da ditadura militar levou o sistema educacional em nosso país a passar por uma grande reformulação, o que possibilitou o fortalecimento do caráter cientifico e metodológico de forma a dar maior consonância para o caráter cientifico da educação física, permitindo dessa forma a quebra de paradigma da aptidão física e da esportivização. O texto apresenta as teorias pedagógicas no âmbito da educação física. A análise das teorias críticas que possuem como base o materialismo histórico dialético da abordagem Histórico-Critica, pedagogia esta que busca realizar um resgate da importância da escola, oportunizou para essa disciplina uma nova organização no processo ensino-aprendizado. Como resultados desse estudo constatou-se que embora a pedagogia histórico crítica tenha influenciado diretamente as DCEs, há muitos professores que não ministram suas aulas e não incorporaram os pressupostos teóricos e metodológicos em sua práxis escolar. Isso tem levado a um ecletismo de diferentes tendências em suas práticas escolares. Por outro lado identificou-se o grande avanço dessas diretrizes, e a possibilidade de viabilizar outras metodologias que valorizam a atividade física, não como objeto de melhoramento e disciplinarização dos corpos, ou pela concorrência imposta entre os sujeitos praticantes da educação física. Mas professores e alunos podem constituirse enquanto sujeitos históricos do conhecimento, a partir de uma práxis transformadora, com metodologias que contribuem além da formação corporal, de ritmos e movimentos, despertar e desenvolver o senso crítico, a partir de uma nova ação incorporada e reproduzida por parte do professor viabilizando transformações que interferem diretamente no processo Ensino-Aprendizado. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20804 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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