Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20799
Título: | A evasão escolar dos alunos cotistas sociais na educação profissional |
Autor(es): | Watakabe, Thais |
Orientador(es): | Berghauser, Neron Alípio Cortes |
Palavras-chave: | Evasão escolar Programas de ação afirmativa Ensino profissional Dropouts Affirmative action programs Professional education |
Data do documento: | 30-Nov-2012 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | WATAKABE, Thais. A evasão escolar dos alunos cotistas sociais na educação profissional. 2012. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivoanalisar a política afirmativa de cotas sociais na educação profissional. O propósito foi verificar os motivos que levavam os alunos cotistas sociais do IFPR – Instituto Federal do Paraná, câmpus Paranavaí, a evadirem. Partiu-se da hipótese de que as cotas sociais eram ações que buscavam combater a discriminação e a desigualdade que atingiam certos grupos decorrentes de sua condição social. Porém apesar das cotas permitirem o acesso a instituições de ensino público, muitos alunos cotistas acabavam evadindo. Assim, partindo desse contexto, foi feito um levantamento dos principais motivos da evasão pelos cotistas sociais, por meio de documentos, questionários com os alunos evadidos e atuantes do IFPR câmpus de Paranavaí.Conclui-se que o principal causador da evasão era a falta de tempo dos alunos para estudarem devido a necessidade dos mesmos terem que trabalhar. |
Abstract: | This study aimed to examine the policy of affirmative social quotas in professional education. The purpose was to investigate the reasons that led the social quota students IFPR – Instituto Federal do Paraná, Paranavaí campus, to evade. We started from the hypothesis that the quotas were social actions that sought to combat discrimination and inequality that effected certain groups due to their social status. But despite quotas allow access to public education institutions, many students ended up evading unitholders. Thus, based on this context, a survey was made of the main reasons of social avoidance by the shareholdres, through documents, questionnaires with dropout students and active in campus IFPR Paranavaí. We conclude that the main cause of dropout was lack of time students to study due to their need they have to work. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20799 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_VII_2012_21.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.