Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20789
Título: Avaliação formativa: um desafio aos professores das séries finais do ensino fundamental
Autor(es): Gavassi, Susana Lisboa
Orientador(es): Gasparin, Priscila Pigatto
Palavras-chave: Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Avaliação educacional
Estudantes - Avaliação
Learning Potential Assessment Device
Education - Evaluation
Students - Rating of
Data do documento: 30-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GAVASSI, Susana Lisboa. Avaliação formativa: um desafio aos professores das séries finais do ensino fundamental. 2012. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: A avaliação é uma temática que constantemente está sendo discutida nas escolas pelo fato de compor o processo de ensino e aprendizagem. Pode ser realizada de forma contínua, processual e formativa com uma variedade de instrumentos selecionados conforme os objetivos destacados. A avaliação formativa deve ser priorizada no cotidiano escolar, principalmente nas séries finais do ensino fundamental, foco desta pesquisa. O objetivo do presente trabalho foi de analisar e refletir sobre os referenciais teóricos que abordam a temática, além da contribuição de outras pesquisas realizadas sobre avaliação formativa para as séries finais do ensino fundamental destacando a importância para se efetivar a promoção, valorização dos alunos e a correção das possíveis distorções observadas durante o percurso de produção. O trabalho baseia numa pesquisa com abordagem qualitativa e exploratória por meio de uma revisão de literatura. Esta pesquisa pode contribuir para reflexão sobre a avaliação formativa no processo ensino/aprendizagem, além ainda de ser um dos referenciais para outros pesquisadores que almejam dar continuidade aos estudos.
Abstract: The assessment is an issue that is constantly being discussed in schools because of the composing process of teaching and learning. Can be carried out continuously, procedural and training with a variety of instruments selected according to the objectives highlighted. Formative assessment should be prioritized in the school routine, especially in the upper grades of elementary school, the focus of this research. The objective of this study was to analyze and reflect on the theoretical frameworks that address the topic, beyond the contribution of other research on formative assessment for final grades of elementary school highlighting the importance to conduct the promotion, enhancement and correction of students the possible distortion observed during the course of production. The work is based on research with qualitative and exploratory approach through a literature review. This research can contribute to reflection on formative assessment in the teaching / learning process, and still be one of the benchmarks for other researchers who want to continue the studies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20789
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2012_20.pdf357,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.