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Título: A inclusão de surdos no ambiente escolar e o ensino do português escrito
Autor(es): Nodari, Eudir
Orientador(es): Valentin, Silvana Mendonça Lopes
Palavras-chave: Surdez
Lingua brasileira de sinais
Inclusão escolar
Deafness
Brazilian sign language
Mainstreaming in education
Data do documento: 29-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NODARI, Eudir. A inclusão de surdos no ambiente escolar e o ensino do português escrito. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O processo de inclusão tem se constituído em uma das políticas públicas de maior destaque e discussão nas últimas décadas, uma vez que busca assegurar o direito de acesso e permanência de alunos especiais no ensino regular a partir da adoção de distintos encaminhamentos e apoios pedagógicos de acordo com a necessidade especial apresentada pelo educando incluso. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo, analisar a problemática que envolve a inclusão de alunos surdos no ensino regular, descrevendo as dificuldades encontradas para a efetivação de seu ensino e aprendizagem. Para isto, utilizou-se como metodologia a realização de pesquisas bibliográficas cujos autores analisados permitiram a elaboração da fundamentação teórica e, pesquisa de campo baseada na aplicação de um questionário direcionado a dois professores que trabalham com alunos surdos no ensino regular buscando identificar como estes veem sua inclusão e, a uma intérprete que utiliza a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para traduzir os conteúdos mediados pelos educadores responsáveis pelas distintas disciplinas curriculares. Dentre os principais resultados alcançados verificou-se que a efetivação do processo de inclusão de alunos surdos depende diretamente de profissionais capacitados, que tenham conhecimento da Língua de Sinais para dar suporte aos professores regentes. Além disto, menciona-se que ainda existem inúmeras dificuldades inerentes a esse processo e que precisam ser superadas, para isto, é preponderante a formação do professor que atua no ensino regular para ampliar os domínios metodológicos e também da Língua brasileira de sinais estabelecendo um processo de comunicação mais efetivo com o aluno surdo.
Abstract: The process of inclusion has constituted one of the most prominent public policy and discussion in recent decades, since it seeks to ensure the right of access and retention of special education students in regular from the adoption of different teaching aids and referrals according as needed Special presented by educating included. Thus, this study aimed to analyze the problem involving the inclusion of deaf students in regular education, describing the difficulties encountered in the execution of its teaching and learning. For this, we used as a methodology to conduct literature searches whose authors analyzed allowed the elaboration of theoretical foundations and field research based on the application of a questionnaire given to two teachers working with deaf students in regular schools seeking to identify how they see their inclusion, and an interpreter that uses the Brazilian Sign Language (Libras) to translate the contents mediated by educators responsible for different curriculum subjects. Among the main results showed that the effectiveness of the inclusion of deaf students process depends directly of trained professionals, who have specialized knowledge of sign language to support school teachers. Furthermore, it is mentioned that there are still numerous difficulties involved in this process and that must be overcome, for this is the predominant formation of the teacher who acts in mainstream education to enlarge the methodological domains and also Pounds establishing a communication process more effective with the deaf student.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20775
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