Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20771
Título: Desafios da avaliação escolar na disciplina de matemática
Autor(es): Giacobbo, Silvania de Mello Piergentile
Orientador(es): Ribeiro, Lucas da Silva
Palavras-chave: Avaliação educacional
Avaliação
Matemática - Estudo e ensino
Education - Evaluation
Evaluation
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 5-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GIACOBBO, Silvania de Mello Piergentile. Desafios da avaliação escolar na disciplina de matemática. 2012. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: É preciso oferecer condições para a construção do conhecimento, ajudando o aluno a pensar, a fazer e a criar. A avaliação, não pode ser utilizada como fim de um processo, pois faz parte dele e deve servir como oportunidade para a aprendizagem do aluno. Respeitar o aluno no seu processo de aprendizagem significa conhecer seus saberes com os conceitos que serão apresentados e compreender o que o aluno precisa para construir novos saberes. Assim, o presente trabalho é apresentado com o objetivo de realizar uma reflexão e entender os desafios da avaliação no contexto escolar, realizando uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, buscando entender a concepção dos profissionais dessa disciplina e quais instrumentos de avaliação utilizam. O estudo está pautado em autores como Hoffmann, Marconi, Santos, Luckesi, Machado entre outros. A pesquisa de campo foi realizada com professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, buscando levantamento de dados para investigação bem sucedida de um problema.
Abstract: You need to provide conditions for the construction of knowledge, helping students to think, do and create. The assessment can not be used as the end of a process, as part of it and should serve as an opportunity for student’s learning. Respect the student in the learning process means knowing their knowledge with the concepts that will be presented and understand what the student needs to build new knowledge. Thus, the present study is presented in order to perform a reflection and understand the challenges of evaluation in schools, conducting a literature search and a field survey, seeking to understand the design of this professional discipline and which assessment tools used. The study is guided by authors such as Hoffmann, Marconi, Santos, Luckesi, Machado among others. The field research was conducted with elementary school teachers and high school, trying to research survey data of a successful issue.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20771
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_I_2012_22.pdf173,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.